Ibytes Web Site

Antenas e Super Terra

Se você procura por um “super terra” para equipamentos de comunicação de longa distância, existe um truque que irá dar o mesmo tipo de resultado, principalmente se você estiver utilizando seu poderoso equipamento SSB em um cruzeiro, ou em algum petroleiro, ou quem sabe numa embarcação da marinha ou da guarda costeira, não importa a embarcação, o que importa é a água do mar.

A superfície da água do mar é como se fosse uma chapa de cobre para todo sistema de RF, esta é uma combinação que dá o tipo de “super terra”, melhor até que o de uma antena comercial.

O truque é usar a água do mar como refletor para as ondas de rádio, o efeito maior acontece com as comunicações em SSB devido a faixa de frequências e o sistema de modulação, e então, as ondas de rádio com potências não superiores a 25 watts podem dar a volta na terra, claro que não é sempre, existem horários matinais e noturnos onde a propagação das ondas de rádio freqüência é melhor e por isso vão mais longe.

Sem propagação das ondas de rádio não tem jeito, mas com propagação mais ou menos e com a ajuda da água do mar que age como um espelho sob o ponto de vista das ondas de rádio, onde o sinal de rádio bate na superfície das ondas e é refletido para a ionosfera, ou simplesmente, empurrado para o ar.

Isso é tecnicamente chamado de “contra-peso” e é a absoluta necessidade da “outra metade” do sistema de antena que deve funcionar perfeitamente para um sistema SSB.

Talvez você chegou até aqui e nunca tenha ouvido falar em single side band (SSB), é a mesma coisa que faixa lateral singela, ou simplesmente, banda lateral, onde a transmissão é feita apenas com o conteúdo da faixa superior da portadora de rádio freqüência (USB) ou com apenas o conteúdo da faixa inferior da portadora de rádio freqüência (LSB).

Não é difícil ser operador de rádios em SSB, o problema é que tem que gostar muito, pois a sintonia é feita com uma estreita faixa de ciclos, e conforme citei, apenas os ciclos da parte superior ou da parte inferior da freqüência central são sintonizados, isso deixa o som com jeito de que o operador fala dentro de uma lata, as vezes fala fino, ou com uma batata quente na boca.

É um som desagradável para quem não gosta, mas eu vejo com outro tipo de visão, porque durante muitos anos, muitas vidas foram salvas com esse tipo de comunicação, ainda hoje pode ser escutada o sistema de comunicação em SSB por rádio amadores da faixa dos 40 ou 80 metros, enfim, é uma questão de gosto, ou às vezes, necessidade.

Acesse e conheça O Canal Ibytes no Youtube
Acesse o Canal Ibytes no Youtube