Quem nunca sonhou em ter sua própria TV ou sua própria rádio? Claro que existe muita burocracia para obter uma concessão para ter o direito de transmitir sinais de áudio e de vídeo, ou seja, o direito de transmitir para o espaço através das ondas eletromagnéticas.
Por isso se torna bastante difícil e até pouco provável que uma pessoa com pouco dinheiro possa ser dono de um canal de televisão ou de uma rádio, mesmo sendo com fins comunitários.
O mesmo não acontece para ter uma estação de rádio ou de TV na internet, talvez pelo controle que existe com relação ao tipo de dados que é enviado, pois qualquer irregularidade pode ser facilmente descoberta e o sinal ser bloqueado, mas para quem quer estar dentro do que diz a Lei, é bem mais fácil e muito mais barato do que se possa imaginar.
Na época da enchente em 2008, existiram algumas arbitrariedades no que diz respeito a comunicação, ou seja, a informação era vital para ajudar as pessoas, mas a TV Brasil Esperança (canal 21) que era sintonizada em quase 100% dos lares foi obrigada a parar de transmitir, se não fossem outros sistemas particulares que foram utilizados, só Deus sabe o que teria sido.
Então, depois da tragédia que ficou marcada para sempre, resolvi que talvez eu pudesse colaborar de outra forma se viesse a acontecer alguma coisa parecida.
Não vou me alongar com choradeira sobre a catástrofe, mas o fato é que se for preciso ter algum tipo de comunicação alternativa, ela estará á disposição, no meu caso optei por uma TV on-line, claro que bem modesta, o objetivo principal é a facilidade e pouca exigência de recursos, tanto para transmitir quanto para sintonizar, assim, se onde os interessados estiverem existir apenas linha discada, ainda assim, poderão ficar a par dos acontecimentos, pois minha opção foi apenas 64 Kbps, claro que também poderia ser uma rádio on-line, porque mais importante que a imagem de algum evento, é a informação precisa sobre o acontecimento.
Por isso, quem sabe, uma TV ou uma rádio comunitária na internet pode ser muito mais interessante que uma TV comunitária tradicional ou uma rádio comunitária que esteja dentro do que exige a Lei, a começar pelos custos.
Pretendo passar nos textos seguintes, de forma clara, que é muito simples e muito barato ter uma TV ou uma rádio na internet, e se você possuir um capital sobrando e quiser, pode assinar um plano streaming maior e ministrar cursos de dentro de sua casa, é o suficiente que grave seus cursos ou ministre ao vivo, e caso tenha ficado com interesse no assunto, clique no link seguinte.