4G Utiliza Tecnologia LTE

O 4G já chegou no Brasil utilizando a tecnologia LTE e promete revolucionar a internet móvel, foi lançado com críticas e em poucas regiões do pais a nova tecnologia ainda está muito longe de se tornar popular, predominante no mercado o 3G ainda é sistema usado pela maioria dos usuários.

Já estão sendo comercializados planos com diferentes características, mas é preciso ficar atento, pois o foco não é o acesso 4G através de aparelhos celulares, o foco são os modens USB.

Antes de querer entrar na onda 4G que é a novidade do momento é importante entender quais são as verdadeiras vantagens e desvantagens em relação ao sistema 3G, e assim poder escolher melhor seu sistema, afinal, estar informado é preciso para não ficar jogando dinheiro fora.

A alcunha da quarta geração de tecnologia celular só existe comercialmente, o tal do “4G” é apenas um nome usado para agrupar as tecnologias WiMAX já utilizadas há algum tempo pelas empresas de telefonia americanas.

É importante citar que nenhuma das operadoras brasileiras atendia aos pré-requisitos definidos pela “International Telecommunications Union” (ITU – União Internacional de Telecomunicações) da ONU.

Motivada pela confusão gerada pelo uso da nomenclatura 4G, a União Internacional de Telecomunicações foi obrigada a diminuir as exigências e por isso as redes de telefonia brasileiras agora cumprem o mínimo necessário.

Que fique claro que não houve melhoras significativas, as exigências é que se tornaram menores, pouca coisa mudou em termos de tecnologia.

Para começar, qualquer operadora pode anunciar que dispõe de uma rede 4G, mas é necessário que os equipamentos envolvidos que usam o sistema atinjam velocidades de conexão entre 100 Mbps e 1 Gbps em pequenas distâncias entre as antenas e com os dispositivos em movimento.

Nenhuma operadora que vendia redes “4G” atendia esse requisito, pois o mínimo de velocidade aceitável no padrão é de 1 Mbps e o máximo em torno dos 200 Mbps.

Como sabemos, as operadoras oferecem algo e nos fornecem de 5 a 10% do que oferecem, o fato é que as operadoras estão anunciando velocidades próximas de 5 Mbps para os utilizadores de suas redes 4G.

Em termos de velocidade o padrão 4G não é muito diferente do padrão 3G que é utilizado em velocidades mínimas, pois ambos atingem 1 Mbps e é muito difícil o 3G ultrapassar mais do que 2 Mbps.

Sabendo desses detalhes é possível concluir que mesmo depois do rebaixamento da expectativa de velocidade, mas dependendo das tecnologias empregadas as redes 4G podem chegar a ser de 4 a 100 vezes mais rápidas que o sistema atualmente em uso.

Cada operadora anuncia um sistema diferente como 4G, apesar do desempenho bem próximo e do compartilhamento de algumas características, cada uma dessas redes conta com diferenças significativas, é exatamente isso que as operadoras americanas fizeram no início das atividades do 4G, é preciso ficar alerta as ofertas do serviço e testar antes de adquirir o serviço.

Leia também sobre Os principais benefícios da tecnologia 4G

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.