Dicas Rastreadores GPS

De repente, devido ao grande número de roubos e assaltos, a pessoa sente que precisa proteger seu carro, sua moto, sua bicicleta, e também há doidos que colocam rastreadores dentro de aparelhos eletrônicos, e que dependendo do valor vale a pena.

O problema é que muitas vezes o usuário espera algo do rastreador que não será possível, é bom estar atento para saber se o rastreador vai atender as necessidades do interessado.

Antes de rastrear os rastreadores precisam ser configurados, mas para um teste simples é só colocar um chip com acesso à internet que já pode ser acessado o local do rastreador através do navegador ou do aplicativo.

Para fazer login da primeira vez o número IMEI é usado, com a senha 123456, uma vez acessado o sistema, pode ser cadastrado um usuário.

É preciso cadastrar um ou mais número de telefone que vai(ão) enviar e receber as mensagens via SMS, cada aparelho tem seus próprios comandos, vou deixar um passo a passo para o TK 110, outras marcas e outros modelos executam as mesmas ações com comando iguais ou diferentes, leia o respectivo manual.

Tenha certeza que existe saldo para acesso à internet tanto no chip do administrador quanto no chip que vai ser instalado no rastreador, use o chip em um telefone para habilitar os serviços que serão utilizados, só depois de tudo ativado instale no rastreador GPS.

O processo de cadastro de administrador é feito através de SMS, podem ser cadastrados vários administradores, para cadastrar um administrador é preciso enviar um SMS para o número instalado no rastreador, o conteúdo do SMS deve ser admin+senha+númerodetelefone, exemplo: admin123456 47912345678 (esse número é fictício), a resposta será admin ok.

Ative o modo rastreio por SMS enviado SMS para o número do rastreador: sms123456, a resposta será sms ok.

Ative o modo rastreador web e por aplicativo enviando um SMS para o número do rastreador: gprs123456, a resposta será gprs ok.

Esses são os passos de configuração básica, todos os números cadastrados como administradores devem passar pelo mesmo procedimento.

Aí você pode querer perguntar se você vai saber sempre onde seu carro que tem o rastreador está.

Então vamos por partes: dependendo da forma de como é instalado o rastreador ele vai atuar, se for instalado cuja alimentação seja direta da bateria o rastreador só vai mostrar a localização aproximadamente dois minutos depois do carro ter sido ligado.

Pois para economizar bateria ele se desliga e só liga quando o veículo começar a se movimentar.

Se o rastreador for ligado de forma que cada vez que a chave for ligada ele passa a receber alimentação, ele vai começar a informar a localização depois de aproximadamente dois minutos depois de ter sido ligado.

Até parece não haver diferença e nem vantagem na escolha do tipo de ligação, mas é um engano, pois o aparelho tem uma opção de avisar quando houve movimento, para isso a opção shake (balanço) deve estar ativada no aplicativo, a sensibilidade depende, para mim é no mais sensível e a ligação da alimentação direta na bateria, ou seja, sem influencia da chave de ignição.

Existem outros tipos de alarmes ou notificações:

Excesso de velocidade;
Alarme de movimento;
Alarme de perímetro;
Alarme de alimentação baixa;
Alarme de desligamento;
Pode cortar a ignição através do ACC;
Pode repor a ignição através do ACC;

Todas as funções são ativadas ou desativadas através de SMS.

O rastreamento é através de aplicativo ou diretamente no navegador web, e o rastreador funciona nas quatro branda, mas é preciso escolher a operadora que não impede o envio de links e de caracteres especiais.

Ao rastrear em movimento, sempre haverá um atraso de alguns segundos, mas nada que comprometa a localização do rastreador, isso porque é preciso que o rastreador envie o sinal para a internet e que está monitorando receba o sinal, isso é o que justifica o atraso.

Quanto melhores forem os acessos à internet, tanto do rastreador quanto de quem monitora, menor será o atraso (delay), e podem ocorrer as famosas telas pretas, que é quando o rastreador não consegue enviar o sinal ou quando o aplicativo não consegue receber o sinal, daí a importância de escolher a melhor operadora para rastreamento.

Por padrão a atualização do local é feita de 10 em 10 segundos, mas pode ser alterado, basta enviar SMS para o número do rastreador com o seguinte corpo da mensagem: fix***030n123456, a atualização passa ser feita de 30 em 30 segundos.

No caso de não ser possível o rastreamento on-line, é possível rastrear por SMS, sendo administrador, basta enviar SMS para o número do rastreador com o corpo da mensagem sendo: smslink123456, um link com a localização será enviado ao administrador, desde que o rastreador esteja ligado e em on-line.

Existem muitas formas de administrar o rastreamento, a mais importante não é aquela que se instala o rastreador e pronto, lá um dia, acontece algo e precisa dos dados do rastreador, mas esqueceu de colocar créditos no chip cujo número está no rastreador ou esqueceu de monitorar em intervalos curtos para ver se está tudo OK.

É bom lembrar que as operadoras dão reboot em seus chips diariamente, dependendo do tempo que o sistema leva para voltar, o rastreador pode ter se desligado por inatividade e detectado que o chip não tem acesso à internet, nesse caso, o rastreador não envia sinais de rastreamento, daí a importância de monitorar.

Em todo caso, onde o rastreador ficar parado, se for desligado, se for todo quebrado, pegar fogo ou outro tipo de avaria, é esse o local do mapa que ele informa quanto tempo está parado, qualquer tipo de investigação que venha a ser necessário começa nesse local.

Se o motor for ligado mas não houver movimento, o tempo de parada será reiniciado, porque a opção balanço detecta que houve balanço (shake) e a opção play mostra por todos os locais por onde passou de acordo com o filtro selecionado.

As falhas que podem existir são praticamente todos de origem em problemas com acesso à internet ou falta de créditos para enviar ou receber mensagens, por isso o monitoramento do rastreador é importante e obviamente o celular do administrador também não pode ser daqueles tipo pai de santo, que só recebe, tem que poder enviar SMS e acessar a internet.

Obviamente que o local de instalação do rastreador não deve ser um local onde um telefone não funcionaria bem por problemas de sinal, escolha um bom lugar, um lugar o quanto mais alto que for possível, pode ser até na parte externa do veículo, mas, protegido do sol e da chuva e escondido, obviamente.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *