Redes e Acesso Sem AP

Tem gente que não sabe, mas usando o Windows XP ou o Windows Vista é possível montar uma rede sem fios para uso doméstico ou para uso profissional, e para quem é meio mão de vaca, até o roteador de banda larga, conhecido popularmente como ponto de acesso (access point) pode ser descartado.

Cada vez mais, os usuários de computadores montam suas próprias redes de computadores, a facilidade das redes sem fios é evidente, pois caso os computadores estejam em um local onde existe a dificuldade da passagem de cabos de rede, a solução mais próxima e também a mais viável é a conexão através de ondas de rádio.

Acessar uma rede e a Internet através das ondas de rádio usando um notebook ou um celular é “chique”, não importa se está em casa ou no escritório, o que importa é que existe mobilidade, e nos dias atuais além de ser moda, é uma necessidade estar conectado a internet, e tudo fica bem mais fácil se não existir a necessidade de utilizar fios ou cabos.

Para montar uma rede sem fio sem usar um roteador wireless, e mesmo assim compartilhar o acesso a internet entre os computadores da rede, são necessários os seguintes itens:

Um computador com conexão á Internet, obviamente que deve ser banda larga ou rápida o suficiente a tal ponto que possa ser compartilhada (dividida) a velocidade entre os computadores da rede.

A configuração de uma rede doméstica sem a utilização de um roteador (rede ad-hoc) deve ser configurada do modo como sugere a primeira opção do assistente de conexões de rede, deve ser informado que “esse computador” se conecta diretamente à internet, e os demais computadores se conectam à internet por meio desde computador, o passo seguinte é escolher a placa de rede pela qual está chegando o sinal do modem ADSL, o compartilhamento de arquivos e de impressoras deve ser permitido.

O computador deve ser reiniciado, aproveite a oportunidade e instale uma placa de rede sem fio em cada computador no qual é desejado que conecte à rede sem fio, inclusive nesse no qual está sendo feita a configuração.

Nas propriedades da placa de rede, pode ser necessário marcar a opção permitir que outros computadores acessem a rede através desse computador, geralmente o assistente configura essa opção, mas em todo caso, fica o aviso.

Mas, antes de montar rede do tipo “ad-hoc”, é preciso que sejam do conhecimento quais são as desvantagens em não se ter um roteador sem fio:

O computador que tem a conexão com a internet deve estar ligado, pois ao ser desligado os outros computadores da rede perderão a conexão com a Internet.

Uma rede ad-hoc é menos segura, já que os roteadores de banda larga possuem um firewall baseado em hardware integrado.
A criptografia usada por uma conexão ad-hoc é bem mais “fraca” do que a usada nos roteadores de banda larga sem fio, mas é o suficiente para evitar que seus vizinhos “peguem” seu sinal e naveguem na Internet de graça.

A taxa de transferência de uma rede ad-hoc é limitada a 11 Mbps, mesmo que sejam usadas placas de 54 Mbps na rede.
Ao criar a rede sem fio entre os computadores, marque a opção “rede ad-hoc”, que é equivalente a rede ponto-a-ponto, escolha as opções disponíveis referentes a segurança, como senha e encriptação.

Lembre-se que, da mesma forma quando é usado roteador, uma placa de rede sem fios deve estar instalada em cada computador que irá acessar a internet.

Para acessar a rede, no computador que tem acesso a internet, configura-se uma rede, e nos demais computadores, de modo geral, basta que “vejam” a rede e se conectem mediante a autorização através da senha configurada no computador que compartilha o sinal.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.