GVT e Seu Suporte

Você já ouviu falar em GVT Freedom? Pois é, trata-se de um aplicativo que faz a conexão da linha de telefonia fixa com um telefone celular e só tem na GVT, com o aplicativo é possível fazer e receber ligações a partir de qualquer lugar que tenha internet 3G ou 4G.

Pois então, com duas linhas GVT porque ficar fora dessa oportunidade? Afinal, é essencial mobilidade quando de tem um serviço de tele entrega, como é o meu caso.

Mas as coisas que parecem simples e óbvias, na prática se mostram totalmente diferentes, e pior, além de diferente do óbvio, podem ser até impossíveis, na primeira vez que baixei o aplicativo, a primeira já veio também a primeira surpresa: o serviço não estava disponível para a minha região.

Registrei o fato na anatel e solicitei que fosse retirado o aplicativo da play store, pois a situação dava tratamento diferente para clientes iguais, a saber: uma conta igual a minha não tinha os mesmos benefícios de outra conta com as mesmas características em outra região, isso é tratar com desigualdade.

Notificada pela anatel a GVT fez contato, para serviços externos eu uso siga-me, e um acordo entre eu e a GVT foi firmado, a gvt me dava 400 minutos mensais para celular por 12 meses e eu retirava o pedido de remoção do aplicativo, passaram-se 10 meses e o serviço foi liberado também para a minha região.

A primeira surpresa: A linha que eu queria utilizar o aplicativo não tinha acesso a internet, o requisito básico era ter um acesso à internet, o que mais tarde veio a ficar evidente que para elegibilidade para uso do Freedom não é necessário tecnicamente ter uma linha com acesso a internet, portanto, trata-se venda casada, eu não sabia e solicitei a troca do serviço de acesso a internet para a linha que eu queria usar o aplicativo.

Mas não foi possível, um tal de “sistema” não permitia, mas tudo bem, solicitei a instalação de outro acesso a internet no mesmo endereço, e na linha que não tinha acesso a internet, o curioso é que haviam vários procedimentos para instalar, mas tudo aquilo que foi dito não foi preciso fazer.

O técnico foi no endereço, colocou um modem e pronto, não foi mexido em absolutamente nada, em nenhum metro de fio, fiquei aborrecido por terem mentido que era precisa fazer outras ligações, mas enfim, agora eu podia instalar e usar o aplicativo nas duas linhas.

Conforme já havia comunicado desde o início, solicitei o cancelamento da linha que antes tinha só o acesso a internet, a atendente me convenceu que a linha podia ficar ativa e ela cancelava só a internet e eu ia pagar uma linha só para mantê-la em meu nome, mas estava bom para mim.

15 dias depois de começar a usar o aplicativo GVT Freedom surge o problema: o aplicativo não conecta mais, do nada deixou de funcionar, experimentei conectar na outra linha, e surpresa! Conectou.

Algum incompetente alterou as configurações e trocou aquilo que eu não queria por aquilo que eu queria, ou seja, o que estava tudo certo, sem minha solicitação e sem meu consentimento foi invertido.

Então começou uma maratona de contatos com o suporte, dias 15 e 16 somam mais de 30 protocolos e desencontros de informações, as ligações “caiam” do nada sem solução, por isso eu ligava novamente.

De repente uma luz: uma atendente disse que a linha que estava permitindo o acesso do Freedom estava conflitando com a linha que eu não conseguia conectar, imediatamente pensei em cortar o mal pela raiz, já que eles não sabiam o que fazer.

Como é difícil cancelar um serviço, mas meus argumentos eram válidos e todos faziam sentido, e depois de várias investidas e ofertas que optei em não aceita-las, mesmo porque meu interesse era usar o aplicativo e segundo atendentes estava gerando conflito, consegui o protocolo de cancelamento.

Agora estava fácil, era só baixar a ordem de serviço e o aplicativo voltaria a funcionar, só que isso não aconteceu, 5 dias depois do início do problema ainda não consigo conectar o aplicativo, e agora com o cancelamento de uma das linhas, os 400 minutos mensais foram de água abaixo.

Mas essa história de suporte incompetente de má vontade deixa exposto um fato que ainda é ignorado pelas pessoas, situações como essa expõem até infração ao Código de Defesa do Consumidor, como é o caso de ser obrigado a ter um acesso à internet para poder usar o aplicativo Freeedom.

Comprovei quando conectei na linha que não tinha acesso a internet, ou seja, fica claro que há uma venda casada, ou seja, uma condição para habilitar o serviço, fica despercebida diante da vantagem ofertada.

O irônico de tudo isso é que estamos em 2015 e tudo é resolvido on-line, no entanto, o primeiro chamado para solucionar o problema foi dia 14 no período da manhã, e o prazo é dia 19 as 23 horas, segundo o protocolo 8-c1xrzz2 da área técnica, na real, me sinto como um garotinho de 10 anos e um brutamontes roubou meu doce e nada posso fazer.

A exposição ao ridículo e ao constrangimento pode gerar ação de danos morais, não é porque essas operadoras têm bons advogados que não se pode gastar um ou dois salários pagando um advogado bom e obtendo um valor que sem dúvida não paga o stress gerado.

Hoje ainda não estou conseguindo conectar o aplicativo, não sei e nem tenho uma previsão de quando vai acontecer talvez depois que passar o carnaval algum técnico saia da folia, tire a máscara e dê um simples clique numa janela com algumas opções e depois clique em aplicar, pois a coisa funciona assim, é só uma questão de querer, ou melhor, ter boa vontade.

Sobre o texto, acho que esse relato pode ser útil para alguém, desde que seja espalhado pela internet, quem sabe chegue em alguém e esse alguém tenha bom senso, o que sinceramente, partindo de uma operadora só por milagre, mas assim como Deus existe podem existir as coisas mais inimagináveis.

Edição em 18/02/2015 as 11:25:

As 10:20 uma senhora ligou da ouvidoria da GVT ciente do problema através desse artigo, e as 11:20 minutos o problema estava solucionado, ou seja, uma hora depois que ela puxou a orelha de alguém do suporte.

Mais um fato para comprovar que existe má vontade e/ou incompetência do quadro de atendentes.

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