Organizações e Regras

A International Electrotechnical Commission (IEC) é um organismo mundial de normalização que prepara e publica padrões internacionais para a área elétrica, eletrônica e de tecnologia relacionada.

É uma organização não governamental internacional criada em 1906, e no Brasil a IEC é representada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

No Brasil o órgão responsável pela elaboração de normas sobre utilização de equipamentos eletroeletrônicos e de telecomunicações é a ABNT.

As normas brasileiras que tratam dos sistemas da rádio interferência proveniente das linhas de alta tensão é de competência da ABNT.

A Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) regulamenta a certificação de equipamentos de telecomunicações, a medição da rádio interferência na faixa de 0,15 a 30 MHz em linhas e equipamentos de alta tensão.

Também é de competência da ANATEL os instrumentos de medição da rádio interferência na faixa de 0,15 a 30 MHz, os limites e métodos de medição da rádio perturbação em equipamentos de tecnologia da informação e a localização e remoção de focos de rádio interferência em linhas aéreas de alta tensão.

As normas internacionais que regulam o uso de equipamentos eletroeletrônicos e de comunicações utilizados próximos a linhas de alta tensão e especificam métodos e recomendações a serem seguidos sobre a rádio interferência, são as listadas a seguir:

IEC 437 – Radio interference test on high voltage insulators.

Testes sobre rádio interferência em isoladores de alta tensão.

Rádio Interferência Proveniente de Linhas e Alta Tensão

IEC 61.000-1-1: Eletromagnetic Compatibility (EMC) –

Application and interpretation of fundamental definitions and terms, April 1992.

Aplicação e interpretação de termos e definições consideradas básicas para o CEM.

IEC 61.000-6-3: 61000-6-3/PRAA: Electromagnetic Compatibility (EMC)

Generic Standards – Emission standard for residential, commercial and lightindustrial environments.

Recomendações para emissão de equipamentos elétricos e eletrônicos utilizados em ambientes residenciais, comerciais e industriais de pequeno porte.

IEC/CISPR-13: Sound and television broadcast receivers and associated  equipment

– Radio disturbance characteristics – Limits and methods of  measurement.

Especificações sobre limites e métodos de medida de equipamentos de som, televisores e receptores de rádio.

IEC/CISPR-15: Limits and methods of measurement of radio disturbance characteristics of electrical lighting and similar equipment.

Limites e métodos de medida das características de rádio perturbação dos equipamentos de iluminação e similares.

IEC/CISPR-16: Specification for radio disturbance and immunity measuring apparatus and methods.

– Radio disturbance and immunity measuring apparatus

– Antenna calibration test sites for 30 MHz to 1000 MHz.

Métodos e especificações de equipamentos de medição de perturbações de rádio e imunidade, com testes para calibração de antenas de 30 a 1000 MHz.

CISPR-1: Specification for Radio Interference Measuring Apparatus for the Frequency Range 0.15 to 30 MHz.

Especificações para equipamentos de medida de rádio interferência na faixa de 0,15 a 30 MHz.

CISPR-2: Specification for Radio Interference Measuring Apparatus for the Frequency Range 25 to 300 MHz.

Especificações para equipamentos de medida de rádio interferência na faixa de 25 a 300 MHz.

ANSI C63.022: Limits and Methods of Measurement of Radio Disturbance Characteristics of Information Technology Equipment.

Limites e métodos de medida das características de distúrbios de rádio para equipamentos de tecnologia da informação.

VDE 0875-11: Industrial, scientific and medical (ISM) radio-frequency equipment – Radio disturbance characteristics; limits and methods of measurement.

Limites e métodos de medidas das características de rádio interferência em equipamentos industriais, científicos e médicos.

VDE 0872-13: Limits and methods of measurement of radio disturbance characteristics of broadcast receivers and associated equipment.

EN 55013: Limites e métodos de medida das características de rádio interferência para receptores de rádio e equipamentos associados.

IEEE C-95. 1:1991 IEEE Standard for Safety Levels with Respect to Human Exposure to Radio Frequency Electromagnetic Fields, 3 kHz to 300 GHz.

Especificações de níveis de segurança com respeito à exposição humana dos campos eletromagnéticos da rádio interferência, 3 kHz a 300GHz.

IEC 62040/ED.1: Uninterruptible compatibility (EMC) requirements (IEC Document 22B/107/CD). Requerimentos para compatibilidade eletromagnética ininterrupta.

IEEE 430-197: Standard Procedures for the Measurement of Radio Noise from Overhead Lines.

Procedimentos padrões para medidas de ruído de rádio proveniente de linhas aéreas.

ANSI C 63.2: Specifications for Radio – Noise and Field – Strength Meters 0.015 to

30 MHz. Especificações para ruídos de rádio e medidores de intensidade de

campo da rádio interferência na faixa de 0.015 a 30 MHz. New York, USA, 1969. Rádio Interferência Proveniente de Linhas e Alta Tensão – 21

ANSI C 63.3: Specifications for Radio – Noise and Field – Strength Meters 20 to 1000 MHz.

Especificações para ruídos de rádio e medidores de intensidade de campo de RI na faixa de 20 a 1000 MHz.

BS EN 55011: Specification for limits and methods of measurement of radio disturbance characteristics of industrial, scientific and medical (ISM) radiofrequency equipment.

Especificações para limites e métodos de medida da rádio interferência de equipamentos industriais, científicos e médicos.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.