Tecnologias Celulares

Este texto aborda as tecnologias utilizadas em equipamentos sem fios móveis.

A melhor maneira para descrever as tecnologias sem fios móveis é de estudar os serviços dos telefones celulares.

A indústria dos celulares até hoje percorreu uma grande distância, seguindo dois caminhos.

No Estados Unidos seguiram o caminho do CDMA (Code Division Multiple Access), e na Europa segui-se o caminho do GSM (Global System for Mobile Communications).

As duas tecnologias evoluíram das comunicações analógicas para a comunicação digital, e os dois continentes focaram inicialmente nas tecnologias de voz conhecida por 1G e 2G.

Ultimamente, sendo a focagem em tecnologias que traz voz, dados e também vídeo, sendo esta tecnologia conhecida como 2.5G e 3G.

A introdução da tecnologia de semicondutores e dos microprocessadores mais pequenos tornou a tecnologia de celulares mais sofisticados uma realidade no fim dos anos 70 e no início dos anos 80.

A primeira tecnologia 1G começou o rápido crescimento da industria de celulares, sendo Sistema Avançado de Telefones Móveis (AMPS – Advanced Mobile Phone Systems), Sistemas de Comunicação de Acesso Total (TACS – Total Access Communication System) e Telefones Móveis Nórdicos (NMT – Nordic Mobile Telephone) os sistemas mais predominantes.

Mas os sistemas analógicos não forneciam um sinal de qualidade desejada para um sistema de voz, estes sistemas foram o início para o crescimento da indústria para os sistemas digitais caracterizado por 2G.

Tecnologias da Segunda Geração = 2G

A necessidade de uma transmissão de melhor qualidade e capacidade foi a razão para o desenvolvimento dos sistemas 2G e o início dos sistemas dos celulares digitais.

Companhias dos Estados Unidos como o Sprint PCS tomaram o rumo de sistemas CDMA, enquanto o resto do mundo escolheu o sistema GSM.

Celulares de banda dupla foram criadas para permitir a passagem pelas áreas digitais 2G e analógicas 1G.

Os sistemas CDMA e GSM 2G não são compatíveis, mas a com globalização do mercado e economias de todo o mundo para a mobilidade de dados, surgiu o desenvolvimento das tecnologias 2.5G e 3G.

Ambas seguem um caminho para convergir os sistemas GSM e CDMA para um sistema que funciona mundialmente, pois os sistemas 2.5G e 3G fornecem completa mobilidade para sistemas de voz, dados e vídeo.

Tecnologias da Geração 2.5 = 2.5G

Com o início da convergência surgiu o desenvolvimento de novos protocolos criados para otimizar a largura de banda limitada.

O Protocolo de Acesso Sem Fios (WAP – Wireless Access Protocolo) foi uma das primeiras especificações dos protocolos criados para chegar ao desafio de criar aplicações mais eficientes para os ambientes sem fios.

O Pacote Geral de Serviços de Rádio (GPRS – General Packet Radio Service) foi criado para fornecer um sistema de comutação de pacotes ao da arquitetura de comutação de circuitos de voz, GSM.

O GPRS tenta aumentar a taxa de transmissão quatro vezes em comparação aos sistemas GSM, utilizando um IP permanente na ligação entre o celularl e a Internet.

O EDGE (Enhanced Data Rates for GSM Evolution) foi criado como mais uma extensão para a taxa de dados da GSM, mas não é limitado a GSM Base-TDMA (Time Division Multiple Access).

EDGE utiliza a mesma estrutura do TDMA, e utiliza um canal lógico e uma portadora de 200 kHz de largura de banda como os sistemas GSM atuais.

A aceitação do EDGE no mercado é limitado, é possível que as operadoras de celulares passem dos sistemas GSM/GPRS diretamente para sistemas 3G.

Tecnologias da Terceira Geração = 3G

A promessa das tecnologias 3G é a habilidade de suportar aplicações como vídeo que requer maior largura de banda.

Esta capacidade é conhecida por Banda Larga e geralmente refere bandas superiores a 1 Mbps.

CDMA de banda larga e CDMA2000 são duas versões de sistemas desenhados para atingir as necessidades, mas ainda não são globalmente compatíveis.

Um grupo chamado 3GPP (Third-Generation Partnership Project) foi criado para desenvolver um protocolo 3G que é compatível globalmente, para o funcionamento global ser uma realidade, este mesmo grupo desenvolveu o protocolo chamado UMTS (Universal Mobile Telecommunications System).

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.