O circuito sugerido detecta um tom que é reproduzido por um dispositivo de áudio, como um leitor de MP3 CD Play ou até mesmo de um celular ou tablet.
O tom captado pode ser usado para acionar um dispositivo a distância, esse circuito é a base de um receptor de controle remoto acionado por algum tipo de som.
É preciso gravar o áudio que será reproduzido em um, ou nos dois alto falantes de um sistema sonoro, o sinal sonoro (o tom) deve ser gravado em canais diferentes, um tipo de tom no canal direito e outro tipo de tom no canal esquerdo, e podem ser gravados mais de um tom se for desejado acionar vários dispositivos.
Os tons devem ser curtos e e as frequências devem estar entre 8 e 25 kHz, quem não tiver instrumentos de medição e bons transdutores, que faça a montagem para funcionar entre 8 e 12 kHz, que é a faixa audível e o projeto prevê o ajuste em VR1.
Existem vários softwares de gravação de áudio, eu gosto do Sound Forge, é software pago, o Audacity é gratuito e também gera tons.
Na verdade, nem precisa gravar um CD com áudio, transforme em MP3 e execute os arquivos no player preferido.
Para experiências e aprimoramento, os dois fios que saem do alto falante devem ser ligados nos pontos do esquema onde identifica a “entrada”.
O circuito vai travar, ou melhor, fazer o D1 (LED) acender quando a frequência de entrada for igual a frequência que está sendo gerada internamente pelo CI LM 567.
Para ajustar o circuito, coloque o som para tocar, lembre-se que deve ser tom contínuo para fazer o ajuste, e movimente lentamente RV1 até que D1 (LED) acenda.
Vale lembrar que o circuito tem uma largura de banda bem estreita, depois de calibrado, o tom que fez o LED acender será o mesmo que deve ser usado para acionar o dispositivo.
Para cada dispositivo deve ser um tom, então fica claro que será possível controlar vários dispositivos a partir de um player de MP3 ou até mesmo de um tom gravado no celular.
A saída do LM 567 nesse circuito vai ao nível baixo quando um tom é detectado, esse sinal pode ser aplicado diretamente a um microcontrolador ou usar um transistor de comutação para acionar um relé, pois a saída do LM 567 fornece no máximo 100mA.
O LM567 pode ser ajustado para uma grande faixa de frequências, para que possa ser usado para diferentes finalidades.
O circuito do esquema abaixo pode ser ajustado de aproximadamente 8 kHz a pouco mais de 25 kHz.
Ao substituir o capacitor C4 por outro capacitor de valor mais alto, a frequência a ser detectada irá diminuir, e vice-versa.
A fórmula para obter a frequência é:
f = 1 / (VR1 X C4).
Em outra oportunidade, vou adaptar esse circuito para ser acionado com o controle remoto de TV ou similar.