Ibytes Web Site

Lâmpada Inteligente

Com a escassez da energia elétrica cada vez mais acentuada torna necessária a economia em qualquer ambiente, o que antes era uma fonte de renda para as concessionarias e para o governo virou um problema e agora se implora para fazer economia.

Mexer numa instalação elétrica antiga acaba gerando gastos iniciais que nem sempre valem a pena, pode ser que em longo prazo seja compensador, mas como sempre desejamos resultados rápidos, mexer na instalação elétrica é algo que nem dá para pensar.

Pensando numa solução prática para fazer economia, a primeira ideia é a de não deixar a lâmpada acessa mais do que o tempo necessário, mas o esquecimento e falta de praticidade para desligar impedem que a lâmpada seja desligada.

Outro problema é o da educação em relação ao acendimento da luz do ambiente, muitas vezes o ambiente tem luminosidade suficiente e mesmo assim, o interruptor é ligado, e quando o ambiente fica vazio, lá está a lâmpada ligada desnecessariamente.

Pensando um pouco, as coisas tendem a funcionar se colocarmos alguma restrição, nesse caso, uma restrição eletrônica, e com um circuito que não precisa alterar nada na fiação elétrica existente.

A proposta do circuito é de só permitir que a lâmpada seja ligada durante a noite e ela permanecerá ligada apenas por um tempo pré-definido, depois disso ela se desliga automaticamente.

O circuito funciona com dois níveis de tensão, portanto, curiosos e descuidados podem se considerar proibidos de executar essa montagem, a não ser que se comportem direitinho tomando os devidos cuidados.

O circuito completo é mostrado na imagem abaixo, um circuito integrado do tipo 555 executa a função de temporizador, C1, R6 e um trimpot de 470K são responsáveis pelo tempo em que a lâmpada ficará acessa.

R7 e um trimpot de 4M7 são responsáveis pelo ajuste de sensibilidade, pois ao invés de usar o interruptor normal, será utilizado o toque dos dedos para acender a lâmpada, também pode ser usada uma chave de pressão do tipo normalmente aberta, nos testes utilizei o toque para acionar, o ajuste de sensibilidade no meu caso foi de pouco mais de 2M.

R2 e R4 fazem um divisor de tensão, como sabemos que os CIs 555 só funcionam se o pino 4 estiver positivo em relação a tensão de alimentação, essa função é aproveitada para não permitir que ele envie corrente através de R5.

Um LDR comum tem resistência de mais ou menos 800 ohms um dia claro em ambiente aberto, e resistência de mais de 150K se ele estiver num local meio escuro, assim, se ele for instalado em local apropriado, quando estiver claro o CI 555 não funcionará como temporizador permanecendo o pino 3 com tensão negativa.

Quando ficar escuro, a resistência do LDR se altera para um valor elevado e R2 torna o pino 4 do CI 555 positivo, aí ele passa a funcionar normalmente para a configuração desejada de ligar por um tempo e depois desligar.

O pino 3 do CI 555 é a saída e terá tensão positiva quando estiver no tempo acionado, R5 além de proteger saída do CI 555 limita a corrente no LED interno do CI MOC3020.

Até esse ponto do circuito a alimentação é de 6 volts, nos testes usei uma fonte de carregador de bateria de celular, sem alimentação ao medir são 6 volts, ao usar fica com 5 volts mas dá perfeitamente para o circuito proposto, já que precisa menos de 100 miliampères para fazer o circuito funcionar e acender o LED interno do MOC3020.

O CI MOC3020 é o ponto da divisão entre simples e arriscado, os pinos 1 e 2 correspondem a um LED mas você não verá nada, os pinos 4 e 6 correspondem a um DIAC que só deixará passar corrente se o LED estiver aceso (mesmo você não vendo nada), que por sua vez irá tornar o terminal gate do TRIAC TIC216 positivo, que por sua vez irá tornar o terminal gate do TRIAC TIC216 positivo.

Note que R3 serve como limitador de corrente, um erro grosseiro no valor irá destruir todos os componentes do circuito, 1K5 funcionou bem e optei por ½ watt por ter ficado morno, se R3 esquentar a ponto de não conseguir ficar com o dedo sobre ele, é porque tem alguma coisa errada no circuito.

Com gate positivo, a corrente irá circular entre os terminais MT1 e MT2 e a lâmpada (ou outra carga) irá acender.

R1 força ao corte do gate quando não tem sinal vindo da etapa anterior, normalmente não é usado, mas por garantia o esquema utiliza.

Para instalar é simples, os pontos do esquema marcados como interruptor devem ser ligados nos dois fios do interruptor, note que este circuito é ligado em série com o interruptor.

Para fazer acender a lâmpada (para testar) escureça a superfície do LDR e toque com o dedo nos pontos que correspondem a chave de toque, se o tempo que permanecer acessa não for do seu agrado, ajuste outro tempo no trimpot de 470K ou troque C1, que se for eletrolítico tem que ter a posição de soldagem observada.

Se a lâmpada não apagar, ajuste o trimpot de 4M7 para resistência menor, no mais é só utilizar e fazer uma boa economia, no final do mês será notada a diferença de consumo.

O circuito funciona com lâmpadas incandescentes (arg!!!!!), com lâmpadas fluorescentes e com lâmpadas de LEDs, obviamente que pelas características cargas indutivas também funcionarão, porém, podem gerar ruídos de chaveamento em aparelhos próximos.

Ibytes_int_noturno

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.