Automação de Lâmpada

Que tal montar um sistema para acender uma lâmpada a partir de um sinal luminoso ou com o controle remoto da televisão, do DVD, do aparelho de som ou de um emissor de luz laser?

O circuito mostrado na imagem a seguir tem como função acender uma lâmpada incandescente ou uma lâmpada fluorescente a partir de uma fonte emissora de sinal luminoso da faixa visível ou não.

O sensor é um foto transistor no tipo til78, o pino 3 do CI 4013 recebe a alteração da tensão que varia em função da luz que incide sobre o foto sensor, que por sua vez deve ser instalado de tal forma que a luz ambiente não interfira no funcionamento.

Nos testes foi usado um tubo de caneta sem a carga, o foto transístor foi colocado dentro do tubo da caneta que foi revestido com fita isolante, mas é claro que qualquer coisa que possa abrigar um foto transistor e que o mantenha no escuro vai servir.

O sensor deve ser instalado de tal forma que só receba luz externa se esta for direcionada ele, como num controle remoto de TV, aliás, podemos dizer que esse circuito é um sensor de controle remoto para apagar e/ou acender lâmpadas.

Nesse circuito, ao receber um pulso de luz externa a lâmpada acende, no próximo pulso a lâmpada irá apagar, o controle eletrônico é feito por um CI do tipo 4013 que nesse circuito funciona como biestável.

A saída do CI 4013 é o pino 1, R1 é um limitador de corrente, a corrente que passar por R1 vai fazer acender um LED interno do CI MOC3020, que por sua vez vai fazer com que o DIAC incorporado ao MOC3020 conduza.

Ao passar corrente pelo DIAC, o TRIAC terá a comporta (gate) polarizada e isso permitirá a condução e a lâmpada irá acender, quando a corrente de polarização da comporta for cortada, o DIAC deixa de conduzir e a lâmpada apagará.

O MOC3020 é um circuito integrado talvez não muito conhecido, ele tem como principal função isolar o circuito de baixa tensão do circuito de alta tensão, ele é composto de um LED e um DIAC, os terminais 2 é o anodo e o terminal 1 é o catodo, os terminais 6 e 4 são os terminais do DIAC, vale lembrar que a corrente máxima nesse LED é 30 miliampères.

O TRIAC pode ser escolhido em função do tipo de corrente da carga, um TIC 206 dá tranquilamente para lâmpadas incandescentes de até 200 watts.

O circuito é simples, como todo circuito eletrônico requer atenção, além disso, parte do circuito trabalha direto em 110 ou 220 volts, o que representa riscos se for manuseado sem as devidas precauções.

O trimpot (ou potenciômetro) tem três terminais, só são usados um dos terminais laterais e o terminal central, a função do trimpot é ajustar a sensibilidade, no caso de não conseguir ajuste para que o circuito funcione de acordo com os pulsos de luz, podem ser experimentados valores de até 1M ohms.

A alimentação do circuito de baixa tensão é feita com tensão de 6 volts, o consumo é baixo na condição de espera, quando acionado o consumo chega em torno dos 50 miliampères, são 30 miliampères do LED e 20 do circuito, o suficiente para usar pilhas, talvez recarregáveis ou usar duas baterias de telefone em série, o que dá pouco mais de 6 volts.

Para fazer os testes não instale em definitivo, aponte algum tipo de luz para o sensor (til78) e a lâmpada deverá acender, ao apontar a luz novamente a luz deverá apagar.

Com um laser o alcance se torna bem maior e a lâmpada pode ser controlada à distância.

Como é uma tendência a automação, esse circuito é apenas uma ideia, existem muitos projetos que podem ter origem nesse circuito, na verdade, o limite está na cabeça de cada interessado.

Segue o esquema:.
automacao_lampada

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.