Detector de Tom (LM567)

O circuito sugerido detecta um tom que é reproduzido por um dispositivo de áudio, como um leitor de MP3 CD Play ou até mesmo de um celular ou tablet.

O tom captado pode ser usado para acionar um dispositivo a distância, esse circuito é a base de um receptor de controle remoto acionado por algum tipo de som.

É preciso gravar o áudio que será reproduzido em um, ou nos dois alto falantes de um sistema sonoro, o sinal sonoro (o tom) deve ser gravado em canais diferentes, um tipo de tom no canal direito e outro tipo de tom no canal esquerdo, e podem ser gravados mais de um tom se for desejado acionar vários dispositivos.

Os tons devem ser curtos e e as frequências devem estar entre 8 e 25 kHz, quem não tiver instrumentos de medição e bons transdutores, que faça a montagem para funcionar entre 8 e 12 kHz, que é a faixa audível e o projeto prevê o ajuste em VR1.

Existem vários softwares de gravação de áudio, eu gosto do Sound Forge, é software pago, o Audacity é gratuito e também gera tons.

Na verdade, nem precisa gravar um CD com áudio, transforme em MP3 e execute os arquivos no player preferido.

Para experiências e aprimoramento, os dois fios que saem do alto falante devem ser ligados nos pontos do esquema onde identifica a “entrada”.

O circuito vai travar, ou melhor, fazer o D1 (LED) acender quando a frequência de entrada for igual a frequência que está sendo gerada internamente pelo CI LM 567.

Para ajustar o circuito, coloque o som para tocar, lembre-se que deve ser tom contínuo para fazer o ajuste, e movimente lentamente RV1 até que D1 (LED) acenda.

Vale lembrar que o circuito tem uma largura de banda bem estreita, depois de calibrado, o tom que fez o LED acender será o mesmo que deve ser usado para acionar o dispositivo.

Para cada dispositivo deve ser um tom, então fica claro que será possível controlar vários dispositivos a partir de um player de MP3 ou até mesmo de um tom gravado no celular.

A saída do LM 567 nesse circuito vai ao nível baixo quando um tom é detectado, esse sinal pode ser aplicado diretamente a um microcontrolador ou usar um transistor de comutação para acionar um relé, pois a saída do LM 567 fornece no máximo 100mA.

O LM567 pode ser ajustado para uma grande faixa de frequências, para que possa ser usado para diferentes finalidades.

O circuito do esquema abaixo pode ser ajustado de aproximadamente 8 kHz a pouco mais de 25 kHz.

Ao substituir o capacitor C4 por outro capacitor de valor mais alto, a frequência a ser detectada irá diminuir, e vice-versa.

A fórmula para obter a frequência é:
f = 1 / (VR1 X C4).

detector-de-tom-lm567

Em outra oportunidade, vou adaptar esse circuito para ser acionado com o controle remoto de TV ou similar.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.