Modulação em FM no GS800

O controle de frequência, no caso, da sintonia de transmissão, e da modulação em frequência é bem simples de fazer,  mas é importante fazer corretamente sob pena de o receptor não sintonizar corretamente o sinal.

Existem várias técnicas de modulação da portadora do sinal de radiofrequência, algumas técnicas são implementadas próximas ao estágio final de saída de radiofrequência, como é o caso da modulação em amplitude (AM).

No caso da modulação em frequência, é recomendável que a modulação seja feita a partir do oscilador, geralmente um oscilador controlado por tensão (VFO), nesse caso, o sinal de radiofrequência é de baixa potência, e o sinal de áudio a ser misturado também é de baixa potência, o que facilita em muito o controle e com isso é conseguida uma alta qualidade de áudio da transmissão.

Quando disponibilizei o Gerador Sinal de RF de 800 a 1070 Mhz, mencionei que a modulação poderia ser implementada de acordo com a necessidade de cada um, mas muitas perguntas sobre a modulação em frequência modulada chegaram, e então resolvi escrever esse texto mostrando como fazer a modulação em frequência nos Geradores de Sinal de Radiofrequência que comercializo.

Nesse texto, a abordagem é a modulação em frequência, ou seja, a transmissão será em frequência modulada e obviamente, o receptor deve ser de frequência modulada, então vamos adiante.

Vista da placa do GS800 indicando onde deve ser ligado a saída do controlador de frequência e de modulação. Ligar a saída do controlador no resistor indicado.

Na imagem acima pode ser visualizada a placa do GS800, o controle da frequência (no original) é feito através do parafuso do trimpot, para fazer a modulação em frequência, vamos anular o controle de sintonia original e implementar o circuito a seguir.

Circuito que controla a frequência de transmissão e a quantidade de áudio que é inserido na portadora de radiofrequência.

O circuito acima precisa de 5 volts para ser alimentado, essa tensão pode ser retirada do terminal à direita do regulador de tensão 7805, o consumo desse circuito é da ordem de 1 miliampères, não justifica colocar uma fonte auxiliar.

VR1 pode ser de 47 a 100K, e corresponde ao trimpot que controla a frequência de transmissão, exatamente conforme o circuito original.

R3 limita a intensidade de áudio, e não é um tipo de áudio que sai do alto-falante, o áudio deve ser de uma fonte de sinal de alta ou média impedância, para uma referência, é o mesmo nível de sinal que é aceito por uma entrada auxiliar.

VR2 controla a quantidade de áudio que será inserido na portadora, C1 e R2 podem ser alterados em função da intensidade do sinal de áudio, o circuito é proposto para sinais de áudio de meio volt até 5 volts de pico a pico.

Na real, o texto se tornou longo mas é algo muito simples, a saída com a tensão de controle e o sinal de áudio misturados devem ser ligados no resistor onde a seta vermelha indica, veja na imagem acima.

Para fazer o ajuste de frequência e de áudio, feche VR2 totalmente, deixe um receptor de FM sintonizado na frequência que você deseja transmitir, com uma chave fenda não metálica movimente suavemente e com delicadeza (não precisa quebrar mão) o eixo central de VR1 até que a portadora seja sintonizada pelo receptor.

Levando em conta que a fonte sinal de áudio esteja ligada e fornecendo sinal de áudio, movimente VR2 de forma a obter áudio claro e com boa intensidade no receptor, feito isso, a implementação da modulação em frequência está completa.

No restante do circuito do gerador de sinal não precisa (nem deve) mexer em nada, verifique a conexão com a antena

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.