Fonte e Carregador

Mais um vídeo publicado no Canal Ibytes Brasil, o conteúdo é uma Fonte Ajustável e Carregador de Baterias Ajustável e Inteligente Para Vários Tipos de Baterias.

Segue transcrição do vídeo:

Minhas cordiais saudações para você que acompanha o canal ibytes Brasil.

Essa é mais uma publicação com conteúdo que espero agradar os inscritos no canal e também aqueles que estão procurando, talvez, justamente, pelo tema tratado nesta publicação.

Aqui no canal o objetivo é disponibilizar circuitos simples e de utilidade, então, segue mais um circuito que utiliza componentes comuns e de fácil montagem.

Nesse vídeo apresento o esquema de um circuito eletrônico carregador de baterias, além de ser automático, é possível pré-ajustar a tensão para adequar não só a baterias de chumbo-ácido, mas para qualquer tipo de bateria acima de 2 volts.

Basta ajustar a tensão de saída para coincidir com a tensão da bateria a ser carregada carregada, e pronto.

É um circuito inteligente, pois não há a necessidade de ficar monitorando a carga da bateria para desligar o circuito manualmente.

Ao conectar a bateria descarregada o circuito ativa o carregamento apenas enquanto a bateria apresenta tensão abaixo da tensão definida no ajuste.

A comutação automática mantém a bateria sempre em boas condições e fará com que ela dure por muito tempo.

Nesse esquema, um amplificador operacional, o popular circuito integrado 741 é usado como um comparador de tensão de precisão para monitorar o nível de tensão da bateria.

No pino 3 do amplificador operacional é fixada uma tensão de referência de 0,6 volt através de um divisor de tensão formado por um diodo retificador comum e um resistor de 510 ohms por ? de watt.

Na junção do anodo do diodo com o resistor R1 é retirada a tensão de referência e aplicada ao pino 3 do circuito integrado 741.

Uma observação aqui é que o diodo comum pode ser trocado por um diodo zener de 3.1 volts, só que aí a tensão de carga será sempre dois volts maior do que a tensão do diodo zener.

No pino 2 do circuito integrado 741 temos a tensão definida por RV1, essa tensão é de acordo com a bateria ou a tensão de carga.

Os pinos 1 e 5 do circuito integrado 741 não são usados nesse circuito.

O circuito foi calculado para entrada de 18 volts, assim será possível ajustar de 2 volts a 16 volts, na prática, a tensão de saída será sempre 2 volts menor do que a tensão de entrada.

No pino 6 é a saída do circuito integrado 741, R3 é um limitador de corrente para proteger o circuito integrado e excitar a base do transistor BD139.

Para correntes de até um ampére o circuito poderia ficar sem o transistor TIP35, só com o transistor BD139 a corrente máxima é de mais ou menos 1 ampère, para próximo de 8 ampères precisa a configuração e os componentes mostrados no esquema..

O circuito foi projetado para entrada de 18 volts, mas suporta até 26 volts de entrada de tensão retificada e filtrada, meu teste prático vou fazer com 15 volts, aí já fica clara a versatilidade do circuito.

Vale lembrar que é necessário que a tensão de entrada seja maior do que a tensão necessária para a carga da bateria, e mais uma vez digo que o limite máximo de entrada é 26 volts.

Se for conectada uma fonte de 12 volts ela vai carregar baterias com tensão menores, mas o ajuste não vai ser suficiente para carregar baterias de 12 volts.

Acredito que não há dificuldade na montagem até para aqueles com pouca ou nenhuma experiência.

Para copiar o esquema com todos os detalhes acesse a aba comunidade e copie o esquema, lembrando que é preciso ser inscrito no canal para ter acesso ao esquema.

Vamos ver a simulação do circuito e depois ver como funciona o circuito montado.

Sugestões para circuitos simples e úteis são bem vindas e serão analisadas, sendo viáveis poderão ser publicadas em breve.

Se quiser deixar seu like, seu comentário ou compartilhar o link desse vídeo nos grupos e nas redes sociais, você vai estar ajudando no crescimento do canal,

Se você já é inscrito no canal eu agradeço, se ainda não é inscrito e quer acompanhar as publicações futuras, inscreva-se, e ative o sininho para ser avisado toda vez que um vídeo for publicado aqui no canal Ibytes Brasil.

Até a próxima publicação.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube