Ibytes Web Site

Fonte e Carregador

Mais um vídeo publicado no Canal Ibytes Brasil, o conteúdo é uma Fonte Ajustável e Carregador de Baterias Ajustável e Inteligente Para Vários Tipos de Baterias.

Segue transcrição do vídeo:

Minhas cordiais saudações para você que acompanha o canal ibytes Brasil.

Essa é mais uma publicação com conteúdo que espero agradar os inscritos no canal e também aqueles que estão procurando, talvez, justamente, pelo tema tratado nesta publicação.

Aqui no canal o objetivo é disponibilizar circuitos simples e de utilidade, então, segue mais um circuito que utiliza componentes comuns e de fácil montagem.

Nesse vídeo apresento o esquema de um circuito eletrônico carregador de baterias, além de ser automático, é possível pré-ajustar a tensão para adequar não só a baterias de chumbo-ácido, mas para qualquer tipo de bateria acima de 2 volts.

Basta ajustar a tensão de saída para coincidir com a tensão da bateria a ser carregada carregada, e pronto.

É um circuito inteligente, pois não há a necessidade de ficar monitorando a carga da bateria para desligar o circuito manualmente.

Ao conectar a bateria descarregada o circuito ativa o carregamento apenas enquanto a bateria apresenta tensão abaixo da tensão definida no ajuste.

A comutação automática mantém a bateria sempre em boas condições e fará com que ela dure por muito tempo.

Nesse esquema, um amplificador operacional, o popular circuito integrado 741 é usado como um comparador de tensão de precisão para monitorar o nível de tensão da bateria.

No pino 3 do amplificador operacional é fixada uma tensão de referência de 0,6 volt através de um divisor de tensão formado por um diodo retificador comum e um resistor de 510 ohms por ? de watt.

Na junção do anodo do diodo com o resistor R1 é retirada a tensão de referência e aplicada ao pino 3 do circuito integrado 741.

Uma observação aqui é que o diodo comum pode ser trocado por um diodo zener de 3.1 volts, só que aí a tensão de carga será sempre dois volts maior do que a tensão do diodo zener.

No pino 2 do circuito integrado 741 temos a tensão definida por RV1, essa tensão é de acordo com a bateria ou a tensão de carga.

Os pinos 1 e 5 do circuito integrado 741 não são usados nesse circuito.

O circuito foi calculado para entrada de 18 volts, assim será possível ajustar de 2 volts a 16 volts, na prática, a tensão de saída será sempre 2 volts menor do que a tensão de entrada.

No pino 6 é a saída do circuito integrado 741, R3 é um limitador de corrente para proteger o circuito integrado e excitar a base do transistor BD139.

Para correntes de até um ampére o circuito poderia ficar sem o transistor TIP35, só com o transistor BD139 a corrente máxima é de mais ou menos 1 ampère, para próximo de 8 ampères precisa a configuração e os componentes mostrados no esquema..

O circuito foi projetado para entrada de 18 volts, mas suporta até 26 volts de entrada de tensão retificada e filtrada, meu teste prático vou fazer com 15 volts, aí já fica clara a versatilidade do circuito.

Vale lembrar que é necessário que a tensão de entrada seja maior do que a tensão necessária para a carga da bateria, e mais uma vez digo que o limite máximo de entrada é 26 volts.

Se for conectada uma fonte de 12 volts ela vai carregar baterias com tensão menores, mas o ajuste não vai ser suficiente para carregar baterias de 12 volts.

Acredito que não há dificuldade na montagem até para aqueles com pouca ou nenhuma experiência.

Para copiar o esquema com todos os detalhes acesse a aba comunidade e copie o esquema, lembrando que é preciso ser inscrito no canal para ter acesso ao esquema.

Vamos ver a simulação do circuito e depois ver como funciona o circuito montado.

Sugestões para circuitos simples e úteis são bem vindas e serão analisadas, sendo viáveis poderão ser publicadas em breve.

Se quiser deixar seu like, seu comentário ou compartilhar o link desse vídeo nos grupos e nas redes sociais, você vai estar ajudando no crescimento do canal,

Se você já é inscrito no canal eu agradeço, se ainda não é inscrito e quer acompanhar as publicações futuras, inscreva-se, e ative o sininho para ser avisado toda vez que um vídeo for publicado aqui no canal Ibytes Brasil.

Até a próxima publicação.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.