Ibytes Web Site

Sensor de Luminosidade (TIL78)

O circuito apresentado é basicamente um sensor de luminosidade, o fototransistor deve ser instalado em um tubo escuro, tipo um tubo de caneta coberto por uma fita isolante para que o circuito funcione como alarme de luminosidade.

Para quem tem dúvidas de onde utilizar, quem tem um ambiente em penumbra e deseja que um sinal sonoro avise que a porta do ambiente foi aberta é uma das aplicações, mas obviamente que a imaginação é o limite.

O sensor é um fototransistor, no protótipo foi usado um TIL78, mas equivalentes servem, quando não existir luz sobre o fototransistor, Q3 não estará polarizado, assim, Q2 também não estará conduzindo.

Com a incidência da luz ou a emissão de um fotoemissor de um controle remoto sobre o fototransistor, haverá a polarização de Q3 através de R2, e Q2 passa a conduzir, como o estágio final trata-se de um oscilador de relaxação, um tom contínuo será ouvido no alto falante.

O tom gerado é determinado pela alimentação do circuito, por C2 e por R3, a potência sonora é em torno de ¼ de watt, o suficiente para cumprir a função de avisar sobre a alteração da luminosidade sobre o sensor.

O circuito pode ser alimentado por uma bateria de celular, o que facilita as coisas, já que, sendo recarregável evita despesas com a compra de pilhas.

Não há ajustes a serem feitos, a não ser colocar o fototransistor de forma que haja a incidência da luz sobre ele para que o circuito emita o sinal.

Transistores equivalentes podem ser usados sem problemas, desde que, respeitadas as polaridades e a disposição dos terminais, lembro que um transistor equivalente pode ter a disposição de terminais diferente, mas ter as demais propriedades equivalentes.

Para quem quiser um rendimento sonoro melhor, pode usar um alto falante maior ou alimentar o circuito com 12 volts.

Mas, se a tensão for alterada para 12 volts, Q2 deve ser trocado por um transistor do tipo BD140 e pode ser necessária a utilização de um dissipador de calor.

Com um emissor laser apontado para o fototransistor, podem ser feitas várias experiências e brincadeiras, a imaginação de cada um é que vai determinar o que pode ser feito.

ibytes_sensor_passagem

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.