Acionamento à Distância

O circuito a seguir foi criado com a finalidade instrutiva com possibilidade de ser utilizado como alarme de passagem, de acionamento à distância, ou o que a imaginação puder sugerir, originalmente foi criado com a função de testar o funcionamento de controle remoto.

A fonte de alimentação pode ser uma bateria de moto ou de carro, também funciona com 9 volts, na verdade depende da finalidade de uso.

O circuito sensor de infravermelho é composto de um sensor e um transistor amplificador, além de resistores limitadores, R1 que limita a corrente no foto transistor TIL78, R2 que limita a corrente no transistor BC548, do coletor desse mesmo transistor sairá o sinal para acionar os dois estágios seguintes.

Erros de ligação de Q1 ou Q2 faz com que esse estágio não funcione, o mesmo pode ser afirmado no caso de defeito nos resistores R1 e/ou no R2, no caso de erro de ligação ou defeito em algum componente, o circuito inteiro fica inoperante.

O circuito também fica como se estivesse com defeito se a resistência do VR1 for nula, VR1 faz o ajuste de sensibilidade, é de propósito que existe a possibilidade de fazer um ajuste para que o circuito inteiro não funcione.

O estágio 3 um oscilador de relaxação, o circuito oscilador é totalmente dependente do sinal retirado do coletor do transistor do estágio 2.

No estágio do oscilador há um par de transistores, um deles é do tipo NPN e outro é do tipo PNP, no caso de erro de ligação ou de defeito em um deles, o circuito oscilador não funcionará, o mesmo pode ser dito em relação a R3 e C1, VR3 permite o ajuste do sinal retirado do coletor de Q2, o ajuste regula a frequência do sinal gerado pelo oscilador.

O estágio 3 avisa com sinal sonoro que uma luz normal ou infravermelho está sendo percebida por Q1, no estágio 4 a função é avisar com sinal luminoso que uma luz normal ou infravermelho está sendo percebida por Q1.

No estágio 4, o R5 limita a corrente na base de Q5, R4 limita a corrente que circula por D1, e se apenas um desses componentes não estiverem funcionando corretamente, o restante do circuito funciona, mas o sinal luminoso não é emitido, pois o estágio 4 tem defeito, se apenas o D1 estiver ligado ao contrário, o restante do circuito funciona, mas não haverá luz do LED indicando a presença de luz no sensor.

O esquema eletrônico é mostrado na imagem abaixo:

O layout de circuito impresso é mostrado na figura a seguir:

O tamanho da placa de circuito impresso é de 6,7 x 6,7 centímetros, para copiar o layout, dê um PRINT SCREEN e cole no seu editor de textos preferido.

O aspecto final da montagem com base na layout da placa de circuito impresso sugerida fica conforme imagem abaixo.

Para quem acha que não há muita utilidade, pode retirar R4 e D1 e colocar um relê de 12 volts no lugar e usar um controle remoto para ligar e desligar algum aparelho que esteja em local de difícil acesso.

Outra sugestão seria usar um laser e apontar o feixe luminoso para Q1 para que acionasse o motor que abre o portão, enfim, aplicações é o que não falta.

Só um detalhe a mais: o foto transistor TIL78 (Q1) deve ficar acondicionado num tubo escuro para que a luz ambiente não interfira no seu funcionamento, o ajuste de sensibilidade pode ajudar caso o circuito tender ao disparo gratuito.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.