Fonte DC-DC de 12 Volts Para 19 Volts

Fontes para alimentar notebooks tendo como fonte de energia a bateria de 12 volts que existe nos carros tem sido o calcanhar de Aquiles em muitas montagens de circuitos eletrônicos.

Pela internet tem esquemas e mais esquemas, mas executando a montagem para comprovar a eficiência do circuito, se confirma a desconfiança que não funciona.

Foi assim comigo também, na verdade, o circuito que mostro a seguir funciona perfeitamente, só não fornece a amperagem suficiente para ligar um notebook, que geralmente precisa de uma fonte que forneça 2 Ampères ou mais.

Mas nenhuma montagem é perdida, mesmo o resultado não sendo aquele esperado, ainda assim, serve para outras aplicações, é isso que justifica a publicação do esquema.

Em todo caso, quem quiser fazer uma gambiarra, três montagens em paralelo alimentam um notebook, esse teste eu fiz, mas preferi não utilizar a gambiarra, vou tentar outro tipo de fonte.

Na verdade, já fiz fonte de 19 volts DC que fornece corrente suficiente para alimentar um notebook, mas é com inversor e a carga da bateria de 60 Ampères dura pouco mais de 2 horas, e quando é preciso dar partida do motor do carro não tem carga na bateria.

Em todo caso, ter 19 volts com corrente de 1 Ampère já é um ganho, por isso deixo o esquema na imagem abaixo, certamente existem aplicações que precisam de 19 volts gerados a partir de 12 volts de uma bateria de carro.

O coração dessa fonte é o CI LM2587-ADJ, atenção especial a L1, pois os valores de L1, R2 e R3 determinam a tensão de saída.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *