Ibytes Web Site

Lâmpada Mágica

Quem nunca teve a ideia e sonhou em ser mágico mesmo que por alguns instantes? A ideia de ter fama e respeito faz as pessoas tomar atitudes até mesmo insensatas, e as coisas são assim desde que o mundo é mundo.

Talvez seja pela emoção que é sentida pela pessoa que se torna famosa é que as outras vêem a alegria e são contagiadas por essa mesma alegria.

De minha parte, posso dizer que não há como descrever a sensação de ter alegria em parecer que eu era um mágico, lembro do primeiro trabalho de ciências que participei, tinha apenas oito anos e ganhei o primeiro lugar, o meu trabalho consistia em acender as luzes de uma maquete de uma casa de papelão, era simplesmente acender e apagar as lâmpadas, na época as lâmpadas eram de 2,2 volts e para realizar o trabalho, as lâmpadas foram retiradas de lanternas velhas.

A sensação de alegria e também da busca pelo desconhecido me fez um apaixonado pela eletrônica, e é uma paixão sem fim.

Bem, desejo que você possa sentir uma emoção parecida, não com desenhos animados violentos que passam na TV e tantas outras coisas que não ajudam a somar conhecimento e também não causam emoção positiva, mas se você montar o circuito que descrevo abaixo, com certeza você se emocionará, e será um mágico, mesmo que por alguns instantes, ou talvez por horas ou dias, o tempo vai depender do tempo em que você consegue se conter sem contar como se faz o truque de acender uma lâmpada incandescente com um palito de fósforo.

O circuito é simples com poucos componentes, o componente principal dessa montagem é um SCR, optei por um TIC106D por permitir que seja usado em 110 ou 220 volts sem nenhuma modificação.

O componente que é o responsável por permitir o acionamento é um LDR (resistor dependente da luz), que, tendo sua superfície iluminada permite a passagem de uma quantidade maior de corrente, quando a superfície estiver mais escura, a quantidade de corrente que é permitido que passe é menor.

O resistor de 100K ohms deve ser de 1 watt de dissipação, de 1 watt de dissipação também deve ser o resistor de 8K2 ohms, esses dois resistores formam um divisor de tensão, o LDR é ligado de forma a ter a tensão disponível, mas permitir a passagem de corrente apenas se o LDR estiver iluminado.

O ajuste de sensibilidade é feito no potenciômetro (ou trimpot) de 82K ohms, e um resistor de 1K ohms leva a corrente até a porta (Gate) do SCR, até nesse ponto, a tensão é alternada, como o SCR é um componente eletrônico, ele precisa de corrente contínua para funcionar, então um diodo retificador faz a retificação da tensão alternada que é injetada na porta (gate) do SCR.

O SCR funciona como se fosse uma chave liga-desliga, se tiver tensão positiva na sua porta, ele permite a passagem de corrente, se na porta do SCR a tensão for negativa, a passagem de corrente não é permitida.

O truque consiste em colocar o LDR de tal forma que a luz ambiente não interfira no funcionamento do circuito, mas de forma que ao aproximar um fósforo aceso o LDR permita a passagem de corrente que acende a lâmpada, e que a lâmpada acesa ilumine o LDR fazendo com que ela permaneça acesa, o ajuste de sensibilidade para a luz ambiente é feita no potenciômetro de 82K ohms, ajusta-se para que a luz fique apagada, mas quase acendendo.

Para apagar a lâmpada, mais um truque de magia, você vai apaga-la com um sopro, e a lâmpada vai ficar esperando para que outro fósforo seja acesso para que ela acenda novamente.

Conforme expliquei acima, o fósforo ilumina o LDR e a lâmpada acende, e quando você for apagar a lâmpada com um sopro, sopre suavemente, e com as duas mãos em forma de concha, discretamente faça sombra com as mãos na superfície do LDR e a lâmpada apaga dando a impressão que foi seu sopro que apagou a lâmpada.

Antes de você apagar a lâmpada, peça a seus amigos para que soprem a lâmpada com a intenção de apagá-la, quem “não sacou o truque” vai ficar de boca a aberta, e tudo vira uma brincadeira muita engraçada.

É preciso uma tomada para ligar o circuito, isso quer dizer que é um circuito que funciona com corrente alternada direta da tomada da sua casa, por isso, mais um argumento para que curiosos não mexam no circuito, também é preciso cuidados na hora da montagem.

O circuito eletrônico é mostrado na imagem abaixo, boa diversão.
Lampada_magica_scr

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.