A tecnologia sem fios foi baseada nos rádios montados nos automóveis das autoridades nos anos 1920.
O serviço de telefones móveis (celulares) só foi disponível para clientes privados por volta de 1940.
Em 1947, Southwestern Bell e AT&T lançou os primeiros serviços comerciais de telefones móveis em St. Louis, Missouri, mas a Comissão Federal de Comunicações(FCC) limitou a quantidade de frequências disponíveis, só eram permitidas 23 conversas
simultâneas dentro da área de serviço, na verdade, os telefones móveis só ofereciam seis canais com um espaçamento de 60 kHz entre eles.
Infelizmente, com este espaçamento, a qualidade do som era muito ruim se comparado aos dias atuais, por causa da interferência entre os canais.
O sistema original público sem fios, utilizava só um transmissor de alta potência para cobrir uma grande área para utilizar as freqüências disponíveis.
AT&T mais tarde desenvolveu uma ideia para substituir um único transmissor de alta potência por vários transmissores pequenos de baixa potência, e colocá-los em pontos estratégicos nas áreas metropolitanas.
A partir dessa idéia as chamadas podiam ser comutadas entre os transmissores quando um sinal mais forte era necessário, este método diminuiu uma grande parte dos problemas ao fazer chamadas, mas não eliminou todos os problemas em si, aliás o
problema de ter poucos canais de voz assombrou a indústria de telefones sem fios durante muitos anos.
O grande problema era que os pedidos eram maiores que as encomendas, e desde que o FCC recusou em autorizar a utilização de mais frequências para a utilização dos telefones móveis, as listas de esperas foram a solução temporária enquanto AT&T
tentava atingir avanços tecnológicos necessários para atender a todas as encomendas.
Note que em 1976, existiam menos do que 600 clientes de telefones móveis na cidade de Nova York, mas existiam mais do que 3500 pessoas nas listas de espera.
Compare esta situação com a situação atual, em que as operadoras oferecem telefones e milhares de minutos só para obter mais um cliente.
A tecnologia celular já teve muitos avanços desde o seu início, o termo celular descreve como a cobertura geográfica é dividida em células.
Em cada célula existe um transmissor de rádio e um equipamento de controle.
As primeiras transmissões celulares operavam em 800 MHz com sinais analógicos que eram enviados numa onda contínua, evoluindo assim até aos celulares que são conhecidos atualmente.