Ibytes Web Site

Testador de Cristais

Circuito de Teste de Cristal de Até 32 MHz Com Transistores NPN – Esquema Bem Fácil

Mais uma publicação no Canal Ibytes Brasil, o tema da vez é um Circuito de Teste de Cristal de Até 32 MHz Com Transistores NPN – Esquema Bem Fácil.

width="560" height="315" frameborder="0" allowfullscreen="allowfullscreen">

Segue parte da transcrição:

Que tal montar um circuito que faz o teste de funcionamento de um cristal de quartzo?

Essa é a proposta desse vídeo, será um vídeo curto e bem objetivo, vou procurar ser eficiente igual é o circuito que apresento.

Olá pessoal, meu nome é Pedro e esse é o canal Ibytes Brasil.

Agradeço a confiança de todos aqueles que já estão inscritos no canal.

Se você está chegando agora e gosta de eletrônica e assuntos relacionados, e quer acompanhar as novas publicações, clique no botão inscrever-se aí embaixo e não esqueça de ativar o sininho.

Publiquei aqui no canal alguns circuitos baseados em cristal de quartzo, agora publico um circuito que serve para testar os cristais antes de serem usados nos osciladores.

Afinal, quando se usa componentes usados o teste de funcionamento é uma necessidade, e mesmo componentes novos podem e devem ser testados.

Claro que existem equipamentos profissionais para testar o funcionamento de cristais, mas nem sempre estão ao alcance de todos.

Por isso o circuito que apresento deve satisfazer a maioria dos interessados em testar cristais, afinal, serão usados componentes comuns e retirados de equipamentos que já estão fora de uso.

O esquema é esse aí, simples de montar, o componente que mostra o estado do cristal é um LED, que tem como driver um transistor do tipo NPN, no caso, um BC548.

Qualquer transistor NPN de sinal serve nesse circuito, apenas deve-se observar a posição de ligação dos terminais base coletor e emissor.

A alimentação é de 12 volts, nesse circuito R1 limita a corrente que vai circular pelo LED, dessa forma, tanto o LED quanto o transistor BC548 estarão protegidos.

C1, de 10 KpF filtra o sinal que vem do C2 e que passa pelo diodo D2, um diodo 1N4148, D3 também é um 1N4148, ele ajuda na estabilização do sinal na base do transistor BC548.

A etapa 1 é formada por Q2, 1 NPN do tipo 2N2222, R2 de 1K ohms, C3 de 390 pF, C4 de 100 pF, que na prática formam um oscilador de banda larga, faltando um componente.

Para o circuito oscilar, precisa instalar o componente de teste, no caso, o cristal.

Podem ser testados com esse circuito cristais de quartzo de até 32 MHz.

Para frequências mais altas, C3 e C4 podem ser alterados para a metade dos valores sugeridos no esquema, os demais componentes não precisam ser alterados.

Para testar o cristal, basta colocar o cristal entre a base do transistor Q2 e o negativo da alimentação, se o LED acender o cristal está bom, se o LED não acender o cristal está com defeito.

Vamos ver isso na prática, como é fácil de perceber, o circuito foi montado com componentes de sucata.

Bom, aqui eu tenho circuito montado como eu mostrei é de sucata vamos começar aqui com o cristal de 6.7 mega-hertz funcionou.

Tá beleza tá funcionando esse aqui é agora é um cristal de 25 mega-hertz, também Funcionou, esse aqui é um cristal de 13 MHz e também Funcionou e eu tenho por último aqui um cristal de 25 mega-hertz, como eu tenho um lá de 25 MHz.

Então esse aqui também deveria funcionar, deve funcionar, se não funcionar vai com defeito, o LED aceso ali é a minha mão.

Então esse Cristal Aqui não está funcionando pode ver que o cristal embora Faça contato perfeito aqui ele não está acendendo.

Então esse aqui não está funcionando é isso

Uma possibilidade do LED não acender é se o cristal for de frequência acima de 32 MHz, nesse caso, a sugestão é montar outro circuito para testar cristais de frequências mais altas.

E então? O que você achou desse circuito?

Acha que é útil? Não serve prá nada?

Deixe sua opinião aí nos comentários.

Obrigado pela paciência e até a próxima publicação.

Acesse e conheça O Canal Ibytes no Youtube
Acesse o Canal Ibytes no Youtube