Segue transcrição:
Estive verificando para verificar se o tal do 5G realmente foi implantado em todas as capitais.
Como alardeiam por aí que o 5G está presente em todas as capitais, resolvi conferir.
Se você quer saber o que descobri e qual é a minha opinião a respeito desse tema, não faça nada, e assista o vídeo até o fim.
Olá pessoal, sou eu Pedro, e esse é o canal Ibytes Brasil.
Se você ainda não é inscrito no canal, aproveito a oportunidade e convido a inscrever-se no canal e ativar o sininho para ser avisado quando novos vídeos forem publicados no canal.
Hoje é 10 de outubro de 2022, e as últimas notícias são que em todas as capitais já foi implantada tecnologia 5G, mas é mentira.
Como técnico afirmo, posso provar e por isso desminto qualquer um que insista em dizer que a tecnologia 5G está funcionando em todas as capitais brasileiras.
Brasileiros têm a mania de mentir descaradamente sobre vários assuntos, e na tecnologia 5G não é diferente, e diga-se de passagem, os procons da vida ou se fazem de gata cega ou estão sendo coniventes.
A maneira correta seria dizer que o 5G DSS está disponível no Brasil desde 2020 e é uma versão melhorada do 4G, mas essa tecnologia não entrega os prometidos benefícios do 5G, por isso, não precisa trocar de aparelho.
Também é correto informar que o 5G NSA é uma tecnologia disponibilizada apenas nas capitais e é uma mistura do 4G existente com 5G prometido, e que usa a estrutura existente das redes 4G, exatamente por isso é chamada de 5G NSA, esse NSA significa non stander alone, ou seja, 5G falso.
O correto seria informar que não precisa trocar de aparelho e nem trocar o chip para acessar o 5G NSA.
Tanto é verdadeira essa afirmação que o 5G NSA utiliza os mesmos espectros de frequência, as mesmas antenas, só as etapas transmissoras foram trocadas para etapas com um pouquinho mais de potência.
Então, falam em 5G mas não dizem que é 5G falso, mas para um usuário comum sair correndo comprar um aparelho compatível com a tecnologia 5G é um argumento mais que suficiente.
Por isso tem muita gente comprando aparelhos compatíveis com 5G, mas não recebem nem o chip 5G, pois o 5G falso é na verdade 4G, não necessitando a troca de chip.
O 5G verdadeiro, cuja sigla é SA, (esse SA é de stander Alone) não está implantado em nenhum lugar do Brasil e não tem data prevista para implantação.
Se você por acaso tem um print provando a frequência de operação e a tecnologia 5G SA, ou seja, 5G puro, pode enviar o print no número de contato aí na descrição desse vídeo, por enquanto o 5G é conversa de comadre.
O 5G verdadeiro atualmente é para ninguém, e quando estiver disponível, será preciso ter ou adquirir um aparelho compatível, trocar de chip e comprar novos planos de dados e estar dentro da área de cobertura.
Além disso, os pontos principais para ter uma conexão boa são a distância das antenas e o ambiente externo.
E atenção nessa informação: a distância ideal de cobertura entre as antenas é de 300 metros, por isso ajuda muito estar posicionado nessa área, então se o usuário estiver a mais de 300 metros de uma antena não vai acessar o 5G.
Não precisa nem lembrar que tecnicamente é possível instalar antenas de 300 em 300 metros, mas economicamente é inviável.
Outro detalhe: em lugares fechados, locais com obstáculos não haverá acesso ao 5G, pois é muito difícil a tecnologia 5G atravessar ou contornar os obstáculos, por mais potência que o sinal de 5G tenha.
Vale lembrar que as principais características das ondas de rádio em UHF são a linha do visual, se eu posso ver a antena pode ser que eu me conecte, se eu não posso ver a antena, certeza que não haverá conexão.
A infraestrutura para o 5G não depende só da frequência, precisa de uma infraestrutura adequada como pequenos data center ou sistema em nuvem, e que essa estrutura esteja próxima do usuário e das torres.
Enquanto isso, aparelhos para tecnologia 5G não servem para nada, comprei dois desses e vão ficar velhos e não vão captar nenhum sinal 5G puro.
Escreve aí nos comentários: Devo doar para alguém ou aguardar o verdadeiro 5G ser implantado por aqui?
Espero que tenham gostado e que esse conteúdo mereça seu like ou compartilhamento, e caso tenha ficado alguma dúvida pode deixar aí no campo para comentários.
Esse vídeo está terminando, mas se você tiver um tempinho livre, o YouTube vai sugerir um dos vídeos do canal, clique para assistir.
A gente se vê no vídeo sugerido ou nas próximas publicações, caso você já tenha feito sua inscrição no canal e marcado o sininho para receber todas as notificações.
Obrigado por assistir.
Até a próxima.