Ibytes Web Site

Explorar VHF Com Regenerativo

Escutar Comunicações da Polícia, Bombeiros Aviação e Sistemas de Segurança Com Receptor Regenerativo é a mais nova publicação no Canal Ibytes Brasil.

Nesse vídeo, falo sobre o esquema, ajustes, o que escutar e dicas para melhorar o circuito.

Os detalhes, o esquema, e tudo mais estão incorporados no vídeo abaixo:

width="560" height="315" frameborder="0" allowfullscreen="allowfullscreen">

A seguir, uma parte da transcrição do vídeo, caso não queira assistir o vídeo.

Bom, o esquema de receptor regenerativo que apresento serve para a escutar as estações de rádio comerciais de frequência modulada, comunicações entre aviões, a banda marítima, comunicações da polícia, e outras comunicações que utilizam a banda de VHF com modulação em amplitude modulada e em frequência modulada.

A qualidade do som é boa, a seletividade é razoável, e recebe emissões moduladas em FM ou AM.

O amplificador de áudio faz parte porque precisa de um amplificador para escutar a recepção, em todo caso, o esquema de amplificador foi abordado em outro vídeo.

Para facilitar, o esquema tema desse vídeo é só a parte de radiofrequência, como já foi citado, o amplificador é outra coisa.

Vamos começar pelo Q1, trata-se de um transistor para radiofrequência, e como eu tenho disponível o transistor 2SC3357, usei ele.

Mas qualquer transistor NPN de baixa potência e para radiofrequência serve, sempre observando as ligações de base, coletor e emissor.

Pelo amor de Deus, nem pense em usar BC548 ou qualquer outro transistor para áudio em estágios de radiofrequência.

Nesse circuito, as ondas de rádio são captadas pela antena e pelo circuito de sintonia formado por L1 e C2.

O transistor amplifica e detecta o sinal com efeito regenerativo, é um processo simples, mas para explicar se torna complicado, mas vou tentar.

O sinal é amplificado pelo transistor mas não passa por L2, e então, C3 envia parte do sinal amplificado para o circuito de sintonia, esse é o fenômeno da regeneração.

Os sinais de áudio são de baixa frequência e passam já detectados pelo choque de radiofrequência chamado no circuito de L2.

Depois de passar pelo choque de radiofrequência, o sinal de áudio passa por um filtro formado por R2 e C7, e está pronto para ser injetado no amplificador de áudio.

Na montagem eu usei um capacitor fixo de 10pF, mas para ficar procurando estações é bom que seja um capacitor variável de 10 a 50 pF.

A antena pode ser um pedaço de fio rígido de 1 metro.

Agora passo a falar do esquema e de alguns detalhes.

Para terminar, eu gostaria de pedir para você deixar seu comentário abaixo desse vídeo dizendo se você já montou esse tipo de antena, e me diz como ficou essa antena.

Você também pode fazer sugestões de melhorias, sugerir algum circuito ou algum tema, o campo dos comentários é todo seu.
Se você tiver um tempo livre, o YouTube vai sugerir um vídeo para você, clique para assistir.

A gente se vê no vídeo sugerido ou nas próximas publicações, caso você já tenha feito sua inscrição no canal e marcado o sininho para receber todas as notificações.

Obrigado por assistir.
Até a próxima.

Acesse e conheça O Canal Ibytes no Youtube
Acesse o Canal Ibytes no Youtube