Mais uma publicação no Canal Ibytes Brasil, e o terma da vez é Como Fazer Detector de Metais Sem Instrumentos Caros e Componentes Comuns
Segue transcrição de parte do vídeo:
Já pensou em fazer um detector de metais?
Nesse vídeo vou mostrar um circuito eletrônico que detecta metais e mostrar ele funcionando.
Se esse assunto lhe interessa é só assistir esse vídeo até o final.
Olá pessoal, meu nome é Pedro e esse é o canal Ibytes Brasil.
Agradeço a confiança de todos aqueles que já estão inscritos no canal.
Ao final do vídeo, avalie a possibilidade de deixar seu like, seu comentário ou quem sabe compartilhar o link desse vídeo nos grupos que você participa.
A construção do circuito eletrônico detector de metais não é crítica, mas também não é como fazer uma montagem usando um CI 555, requer atenção na seleção dos componentes, na montagem e nos ajustes, obviamente.
A coisa boa é que não será preciso encomendar componentes impossíveis de serem comprados, pois são todos componentes comuns e provavelmente você já tem na sua sucata.
Para quem não sabe, a maioria dos detectores de metais são projetados de acordo com o tipo de metal que é desejado detectar.
Isso porque cada tipo de metal tem suas próprias propriedades que alteram as propriedades das bobinas captadoras.
Nesse vídeo vou mostrar o princípio do funcionamento dos detectores de metais, é uma abordagem básica.
Vamos trabalhar com frequência bem baixa, isso dá possibilidade de um rádio receptor de amplitude modulada ser usado como monitor para fazer os ajustes e até ser usado na detecção de metais, de forma experimental, é claro.
Eu sei que as frequências de 5 a 7 KHz são melhores para ferro ou outros metais ferrosos, mas ficaria difícil que curiosos e experimentadores pudessem fazer seus testes, por isso a opção de usar um rádio receptor de AM.
Dependendo do que acontecer com esse vídeo a gente pode até projetar outro detector de metais para metais específicos.
Mas, nesse projeto o circuito é composto de dois osciladores, um que oscila em torno de 530 KHz, e outro oscilador que também oscila em 530 KHz, mas nesse segundo oscilador eu posso mudar a frequência.
O truque, ou o segredo é fazer os dois osciladores oscilarem na mesma frequência e quando um material metálico se aproximar da bobina detectora, a frequência de um dos osciladores muda e o circuito informa a mudança alterando o tipo de som emitido.
E a gente pode acompanhar a aproximação ou o afastamento do material detectado num rádio receptor de amplitude modulada.
Pode ser em outra frequência? Sim pode, mas você precisa sintonizar essa frequência, então os osciladores podem oscilar entre 500 e 1600 KHz, para poder usar um rádio receptor de AM.
Vou mostrar o esquema do circuito e falar sobre os componentes e em seguida mostro o circuito montado e funcionando.
Como deu para perceber, aqui não é só teoria, é por isso que na maioria dos circuitos, eu mostro que funciona, e como funciona.
Algumas coisas as vezes não saem de acordo com o planejado, mesmo porque o circuito deveria estar numa caixa blinda e uma bobina bem longe da outra para que o resultado fosse melhor.
Mas a ideia base do circuito e e de como ele funciona deve ter ficado claro, caso seja necessário, veja o vídeo novamente.
Para finalizar, eu gostaria de saber se você já tentou alguma montagem desse tipo.
Funcionou ou não funcionou?
Deixe escrito aí nos comentários.
Se você caiu de paraquedas nesse vídeo, gosta de eletrônica e assuntos relacionados, e quer acompanhar as novas publicações do canal, clique no botão inscrever-se aí embaixo e não esqueça de ativar o sininho.
Obrigado pela paciência e até a próxima publicação.