A função básica do diodo semicondutor é deixar passar a corrente elétrica em um sentido e não deixar passar no sentido inverso.
A construção é feita usando um material semicondutor, o qual permite que sua capacidade de condução seja alterada pela adição de impurezas que podem ser negativas ou positivas.
Em um dos lados são adicionadas cargas positivas e no outro lado são adicionadas cargas negativas, as cargas ficam separadas por uma barreira que não permite que elas se recombinem.
Para que haja a circulação de corrente, é necessário que seja aplicada uma polarização adequada, a polarização adequada é uma polarização positiva para que haja condução.
Como você já deve ter observado quando faz um teste de continuidade de um diodo utilizando um multímetro, note que a corrente só passa pelo diodo quando o terminal do anodo está ligado na ponta de prova vermelha do multímetro (+) e o catodo ligado na ponta de prova preta (negativo).
O teste de continuidade descrito é apenas o teste de funcionamento de um diodo, já que um diodo em boas condições deixa a corrente passar em um sentido, mas no sentido contrário não passa nada.
Se o mesmo teste for feito com as pontas de provas invertidas, não haverá indicação de circulação de corrente, pois a corrente não passa pelo diodo quando o terminal do catodo está ligado na ponta de prova vermelha do multímetro (+) e o anodo ligado na ponta de prova preta (negativo).