Junção Por Liga (TR)

No início de 1950 os primeiros transistores que foram disponibilizados comercialmente eram feitos pelo processo de junção de liga de germânio, neste processo, as junções PN eram formadas pela liga de germânio com outro metal.

Nos transistores do tipo PNP, duas pelotas de índio formavam as ligações do emissor e do coletor no transistor pronto, eram colocadas sobre os lados opostos de uma fatia de germânio monocristalino do tipo N.

Obs: Não são as pelotas do índio, são pelotas de índio metal.

Uma fatia de germânio formava a base, tinha aproximadamente 50 Pm de espessura, as duas junções PN eram formadas aquecendo o conjunto inteiro num molde (gabarito) a uma temperatura de aproximadamente 500 °C, e parte do índio era dissolvida no germânio e se transformava em germânio tipo P no resfriamento.

Os fios de ligação eram presos às pelotas de índio como fios condutores do emissor e do coletor, um tablete de níquel preso á base proporcionava a ligação da base e montagem o transistor sobre uma travessa, depois desse processo, o transistor era encapsulado num invólucro de vidro ou de metal.

Os transistores NPN eram fabricados pelo mesmo processo usando germânio do tipo P para a base, e pelotas de chumbo-antimonio no lugar de índio, e não pense que isso era feito só no passado, o processo de junção por liga ainda é usado em alguns tipos de transistores de potência de audiofreqüência.

O desempenho de um transistor de junção por liga é limitado pela largura da base, uma característica marcante é a freqüência de corte que é inversamente proporcional á largura da base.

Se o conjunto for aquecido durante um tempo mais longo para permitir que mais índio se dissolva de modo que a junção PN penetre mais na fatia de germânio, existe o risco das junções se unirem e de não ocorrer ação de transistor.

Devido a dificuldade de controlar a largura da base com precisão maior do que a da espessura da fatia original, a largura da base é mantida em aproximadamente l0 Pm, o mesmo já acontecia com os primeiros transistores de junção por liga onde a freqüência de corte é de aproximadamente de 1 MHz, como existiram melhorias consideráveis no processo de fabricação, a freqüência foi aumentada para 5 ou 10 MHz.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.