Fazer Tinta Condutiva

Quando escrevi o texto do link Antena Para Celular já havia citado o problema da base da antena, que deveria ser bem fina e leve para que pudesse ficar embaixo da bateria do celular e cumprir o seu papel de amplificar os sinais de radiofrequência.

Também citei que as trilhas podiam ser feitas manualmente com caneta de tinta condutiva numa folha de transparência, mas recebi muitos e-mails reclamando que não é encontrada essa caneta com tinta condutiva.

Então sugiro que seja usada tinta condutiva em spray que é bem mais cara, e se for possível a tinta deve ser a base de prata, mas com spray fica tudo muito mais fácil, pois é só imprimir o layout da antena em reverso num papel adesivado e colar na base de plástico o adesivo que delimita as trilhas.

Na base da antena, ou seja, no plástico é vista a parte vazada do papel adesivado que deve ser cortado com estilete de acordo com as medidas, depois é só borrifar o spray e esperar o tempo recomendado para a secagem da tinta, é de encher os olhos o resultado, fica um trabalho de profissional.

Para experimentadores ou em locais onde não existe tinta condutiva, a seguir passo a fórmula que deve ser misturada a uma tinta que tenha base metálica.

Recomendo que a tinta usada seja em pouquíssima quantidade, apenas o suficiente para fazer aderir todos os componentes, e para fazer maior volume pode ser misturada com carvão em pó ou grafite.

A mistura a seguir sem tinta metálica também pode ser usada para deixar as placas de circuito impresso prateadas, ou pratear a base de plástico  (veja o link Antena Para Celular) e para quem não sabe, um banho de prata evita interrupções nas trilhas dos circuitos impressos.

A fórmula a seguir e as quantidades são para 40 mililitros de tinta condutiva pronta:

– 40 mililitros de H2O (Água destilada).
– 5 gramas de CaCO3 (Carbonato de cálcio).
– 2 gramas de AgNO3 (Nitrato de prata).
– 1 grama de NH 4Cl (Cloreto do amónio).
– 4 gramas de Na2 S2O3 (Tiosulfato do sódio).

A solução deve ser preparada e usada no mesmo dia, não toque nenhuma parte da pele na mistura, o nitrato de prata se entrar em contato com a pele gera manchas escuras, apesar do aspecto horrível das manchas, elas desaparecem em alguns dias, tomando os devidos cuidados, vamos aos procedimentos de fazer a solução:

1 – Dissolver duas gramas do nitrato de prata em 40 mililitros de água destilada, não use água que não for pura, use recipiente preferencialmente de porcelana, (sugiro um pires ou um prato raso de pirex).

2 – Misturar em uma vasilha separada uma grama do cloreto do amônio, as cinco gramas de carbonato de cálcio e as quatro gramas de tiosulfato de sódio num recipiente, misture bem e depois misture com a solução do recipiente citado no procedimento 1.

Obs: O carbonato do cálcio só é necessário quando existe a necessidade de friccionar o objeto com a solução ao invés de mergulhar na solução, obviamente que o ideal é friccionar a solução contra as placas de circuito impresso.
Com a solução pronta será possível fazer trilhas ou até mesmo pratear cobre, bronze ou objetos de zinco.

Para pratear trilhas de circuito impresso ou objetos eles devem estar bem limpos e secos, um pano bem seco resolve o problema da limpeza, mas se a trilha ou objeto estiver oxidado ele deve ser limpo com o ácido nítrico, depois de limpo e seco friccione com um pano embebido de solução por alguns minutos.

Para pratear por imersão é só deixar o objeto numa vasilha com a solução por aproximadamente dois minutos, claro que dependendo do tamanho do objeto a quantidade de solução descrita pode ser insuficiente, tenha bom senso, multiplique os ingredientes de acordo com suas necessidades.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.