Uso Racional da Energia


Certamente que não é mais possível imaginar o mundo sem a eletricidade, a energia elétrica está presente e é fundamental no nosso dia-a-dia, seja no trabalho, em nossas casas ou no lazer, ela está presente em nossas vidas as 24 horas de cada dia, proporcionando facilidades, conforto, bem-estar e segurança.

Até enquanto estamos dormindo nossos freezers continuam funcionando e as ruas continuam iluminadas, temos certeza que dependemos tanto da energia elétrica que nos traz muitos benefícios mas nos coloca também em perigo, por isso é que devemos ter consciência da utilização correta.

Sem consciência dos benefícios e dos perigos, podem acontecer graves acidentes, isso mesmo, a nossa vida depende tanto da energia elétrica que devemos estar conscientes dos benefícios e dos perigos, também devemos ter consciência que o uso incorreto nos expõe a riscos e causa desperdícios.

Mais de 50 milhões de residências são atendidas por energia elétrica em todo Brasil, é estimado que cada consumidor desperdice mais ou menos 10% de energia elétrica em suas casas e no trabalho, o desperdício pode ter duas origens: por hábitos adquiridos, ou por uso ineficiente dos eletrodomésticos.

As empresas são responsáveis por quase a metade do consumo de energia elétrica do país, é aproximadamente 50% do consumo total, isso é próximo de 150 bilhões de KWh/ano, como as empresas gastam mais, elas também são responsáveis pela maior parte do desperdício da energia elétrica.

Os sistemas motrizes são responsáveis por quase a metade do consumo nas empresas, porém, apresentam o maior potencial de redução de perdas.

Grandes sistemas são formados por motores elétricos, acionamentos e acoplamentos, bombas, compressores, correias transportadoras, ventiladores e exaustores, esses sistemas são responsáveis por quase 30% da energia total consumida no país, são motivos mais que suficientes para reduzir os desperdícios de energia elétrica nas empresas, claro que nas residências também, com menos desperdício existe mais economia.