Ibytes Web Site

Entenda o Diodo Zener

O diodo zener é equivalente a uma fonte de tensão contínua, quando opera na região de ruptura pode ser considerado como uma fonte de corrente contínua com uma pequena resistência interna.

Sua principal aplicação é manter a tensão nos seus terminais com tensão constante, para simbolizar o diodo zener é utilizado símbolo que é mostrado abaixo:


A figura mostra a curva característica de um diodo zener, onde na região de polarização direta, começa a conduzir por volta de 0,7 volt, da mesma forma como se fosse um diodo comum.


Na região reversa, pode ser observado que a ruptura do joelho (1) é bastante pronunciada, seguido de um aumento de corrente praticamente vertical.

Também podemos observar que a tensão é praticamente constante e quase igual a tensão de trabalho do diodo zener (2) em quase toda a região de ruptura.

O valor de tensão zener (2) geralmente é especificada para uma determinada corrente de teste IZT (3).

A potência dissipada por um diodo zener é calculada pela fórmula:

Veja um exemplo de cálculo de potência para dissipação de diodo zener: se a tensão de trabalho do diodo zener é igual a seis 6,2 volts, e a corrente que atravessa o diodo é 12 mA o cálculo é feito da seguinte maneira: PZ = 6,2V x 12mA = 74,4mW.

* PZ = Potência máxima suportada pelo diodo zener.

Desde que a potência não seja ultrapassada, o diodo zener pode operar dentro da região de ruptura sem ser destruído.

Muitas vezes na especificação do fabricante também é incluída a corrente máxima que um diodo pode suportar, em função da máxima potência que o mesmo pode suportar, então:

Para saber a corrente especificada de um diodo zener de 6,2V com uma especificação de potência de 500 mW, a fórmula é a seguinte:


Isto significa que, se houver uma resistência limitadora de corrente suficiente para manter a corrente de zener abaixo de 80,6 mA, o diodo zener pode operar dentro da região de ruptura sem se danificar.

Levando-se em conta uma tolerância de 10% acima ou abaixo do valor de 6,2V, é aconselhável recorrer ao procedimento abaixo:


Quando um diodo zener está operando na região de ruptura, um aumento na corrente produz
um ligeiro aumento na tensão, isto significa que o diodo zener tem uma pequena resistência, que também é denominada impedância zener (ZZT), também referenciada à corrente de teste IZT para medir VZ.

Assim por exemplo, para um diodo fictício 1NABCDEF, com as especificações VZT = 6V, IZT = 10mA e ZZT = 5W, indica que o diodo zener tem uma tensão de 6V e uma resistência de 5W para uma corrente de 10 mA.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.