Cont. Fontes Chaveadas

A implementação de uma ou de mais malhas de controle nas fontes chaveadas tem por objetivo garantir a precisão no ajuste da variável de saída, bem como a rápida correção de eventuais desvios provenientes de transientes na alimentação ou mudanças na carga.

Embora o sistema a ser controlado seja obviamente não linear, o fato de a freqüência de chaveamento ser muito maior que a freqüência de corte dos filtros passa-baixas do sistema, torna razoável fazer o modelo do sistema considerando os valores médios das variáveis sujeitas ao chaveamento.

A ferramenta básica de projeto é em geral, o diagrama de Bode (figura abaixo), onde são usando os critérios de margem de fase e margem de ganho para estabelecer o compensador adequado.


O uso de realimentação negativa já produz uma defasagem de 180°, por isso o sistema não deve acrescentar defasagem de mais 180° nas frequências em que o ganho for maior que 1 (0 dB).

A maneira mais comum de desenvolver-se a análise é buscar uma expressão para a relação entre a tensão de saída e a tensão de controle.

Em termos do compensador a ser utilizado, existe uma infinidade de alternativas, das quais serão citadas algumas a título de ilustração.

A tensão de controle é aquela que determina o ciclo de trabalho da fonte, sendo fornecida pelo compensador, a partir do erro existente entre a referência e a tensão de saída.

O compensador deve ter como característica, além de assegurar a estabilidade do sistema, um ganho que se reduza com o aumento da freqüência, de modo que o chaveamento do circuito de potência não seja sentido na malha de controle.

Outra implementação interessante é de um ganho infinito para freqüência zero, o que garante um erro de regime nulo, é o mesmo que dizer que a tensão de saída é igual à referência.

Somando no conjunto, o aumento da banda passante é interessante uma vez que melhor a a resposta dinâmica do sistema, permitindo compensar com maior rapidez os transitórios.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.