UV e Gatos

Você está cansado de gatos defecando em seu jardim ou telhado?

Neste vídeo, o técnico em eletrônica Pedro, do canal Ibytes Brasil, vai te mostrar como usar a luz infravermelha para espantar gatos de locais indesejados.

Ele vai te mostrar como montar um circuito simples de luz infravermelha piscante, que pode ser eficaz para afastar gatos.

O vídeo é bem explicado e fácil de seguir, mesmo para quem não tem experiência em eletrônica.

Assista no final da transcrição e aprenda como espantar gatos de locais indesejados de forma eficaz e segura!

Segue parte da transcrição:

Olá, pessoal! Meu nome é Pedro e esse é o canal Ibytes Brasil.

No vídeo de hoje, vamos falar sobre os efeitos da luz infravermelha em gatos.

A luz infravermelha é uma forma de energia radiante que está além da visão humana, mas que os gatos podem ver.

Sabendo disso, podemos experimentar para ver se um circuito eletrônico pode ajudar os gatos a escolher um local para fazer suas necessidades biológicas.

A luz infravermelha tem uma série de efeitos sobre os gatos, ela pode ajudar a aliviar a dor muscular e articular, porque estimula a produção de endorfinas.

A luz infravermelha pode ajudar a relaxar os músculos, pois aumenta a circulação sanguínea e também pode ajudar a acelerar a cicatrização de feridas, pois estimula a produção de colágeno.

Os gatos geralmente não têm medo da luz infravermelha, alguns gatos podem até gostar da sensação de calor e do relaxamento que ela proporciona.

Mas é importante lembrar que cada gato é diferente e que alguns gatos podem ser mais sensíveis à luz infravermelha do que outros.

Os gatos são animais muito higiênicos e gostam de defecar em locais tranquilos e seguros.

Gatos são especialistas em detectar movimento, uma luz vai prender sua atenção e deixar ele desconfiado, não irá atacar a luz, pois a curiosidade é maior.

A luz infravermelha e contínua de um modo geral não causa estresse e nem medo nos gatos, mas se tiver uma luz infravermelha piscante o gato vai ficar desconfiado e essa desconfiança pode influenciar na escolha do local onde ele vai defecar.

É importante deixar claro que a luz infravermelha não é uma solução milagrosa para problemas de comportamento em gatos que já moram no ambiente, por isso é preciso experimentar.

Mas gatos visitantes terão dificuldades em defecar próximo de uma luz infravermelha piscante, afinal, os gatos são animais muito curiosos, também são muito ariscos e desconfiados.

O circuito que apresento é um oscilador de 4 Hertz, uma luz infravermelha vai piscar 4 vezes a cada segundo enquanto a fonte estiver ligada, o objetivo é chamar a atenção do gato e deixar ele desconfiado.

Com alimentação de 5 volts e usando um circuito integrado 555, um resistor de 4K7, um resistor de 1K5, dois resistores de 100 Ohms, um capacitor de 47 uF, um transistor PNP, usei um BC 558, e um LED emissor infravermelho, e uma base para soldar os componentes, temos tudo que precisa para montar um circuito eletrônico para testar a reação dos gatos.

O esquema é simples, é esse aí na tela, e como podem ver, é muito simples de montar.

Para os componentes sugeridos, o duty é de 80 para 20, numa escala de 100, o led infravermelho vai acender 4 vezes na escala de 20, e os 80 ficarão sem piscadas, isso vai chamar a atenção do gato.

Para um alcance maior, recomenda-se usar lentes de aumento para o emissor infravermelho, aí o alcance é de mais de 20 metros dependendo do tipo de lente.

Se para você vai funcionar não sei, aqui, tinha um gato que defecava no telhado do vizinho bem de frente para a minha janela, além de ser chato, é muito mal cheiroso.

Agora não sei por onde o gato faz suas necessidades biológicas, se voltar, aumento a intensidade do infravermelho.

Agora vamos ver o circuito funcionando.

Espero que esse vídeo tenha sido útil para você e tenha acrescentado conhecimento.

Se você achou esse conteúdo relevante, deixe um like e comente sua opinião a respeito desse conteúdo.

Se você quer acompanhar as publicações futuras, inscreva-se no canal Ibytes Brasil e ative todas as notificações.

Acesse e conheça O Canal Ibytes no Youtube
Acesse o Canal Ibytes no Youtube