Lâmpada Magica em 12 Volts

Uma lâmpada mágica faz muito sucesso em qualquer lugar, mas principalmente naqueles locais onde deve ser apresentado algo que pode parecer diferente.

O projeto que descrevo nesse passo a passo utiliza uma mixaria de componentes e pode ser montado até por um leigo em eletrônica devido a simplicidade, aliás, esse é o motivo dos passo a passo que tenho publicado.

O circuito é simples e utiliza a realimentação luminosa para fazer a lâmpada permanecer acesa.

Em seu estado de espera, a lâmpada fica apagada, ao iluminar o LDR a lâmpada acende e permanece acesa porque o LDR é iluminado.

Para apagar a lâmpada, o LDR deve receber sobre, o que se faz como se fosse soprar a lâmpada concentrado o sopro na lâmpada, mas o objetivo real é cortar a luz que age sobre o LDR. 

A alimentação do circuito no passo a passo aqui publicado foi feito com fonte de 12 volts, para apresentações rápidas pode ser utilizada baterias de 6, 9 ou 12 volts, lembrando que a bateria torna o dispositivo compacto, mas as baterias acabam e podem transformar a apresentação num fracasso.

Componentes utilizados na montagem:

1 lâmpada de 12 volts dessas utilizadas em pisca-pisca automotivo.

1 transistor BD139 (qualquer transistor NPN de média potência pode ser usado nesse circuito).

1 transistor BC547  (qualquer transistor NPN de sinal pode ser usado nesse circuito).

1 LDR comum

1 resistor de 1K Ohms (anéis coloridos: marrom, preto, vermelho, (o quarto anel pode ser ouro(5%)  ou prata(10%)))

1 trimpot de 10 (para fazer o ajuste de sensibilidade em função da luminosidade ambiente.

Base para soldar e fixar o circuito, solda, fios e a alimentação.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.