Transistores FET são usados principalmente em chaveamento.
Existem basicamente três formas de testar o funcionamento desse tipo de transistor, com um circuito de teste, com um multímetro digital, ou com um multímetro analógico.
Nesse vídeo mostro como fazer o teste de integridade de transistores FET canal N utilizando um multímetro digital.
Diferente dos transistores bipolares, o transistor FET não tem Base, coletor e nem emissor.
Os terminais são designados por Dreno, Source e Gate.
Em português, é dreno, fonte e porta, e é assim que serão tratados para melhor entendimento.
O transistor FET se comporta como uma chave, por isso o teste de funcionamento deve ser feito polarizando e despolarizando os terminais.
Com o multímetro digital, depois de identificar quais são terminais dreno, fonte e porta do transistor em teste, passemos as medidas.
No multímetro, use a chave seletora de funções para posicionar na escala onde tem o símbolo de diodo.
Para ter certeza das medidas, vamos resetar o transistor em teste, para isso, coloque em curto os terminais dreno e porta.
A ponta de prova vermelha deve ser conectada ao terminal dreno, no exemplo aqui estou usando um transistor IRF 540N, então o terminal dreno é o terminal do centro.
Como é um transistor de potência, o terminal dreno é também o terminal onde pode ser instalado um dissipador de calor, para facilitar a visualização vou utilizar essa parte para demonstrar.
O terminal fonte é o terminal da direita, o terminal porta é o terminal da esquerda, tendo como referência que o transistor está virado com o lado das letras para mim.
Então, com a ponta de prova vermelha no terminal dreno e a ponta de prova preta no terminal fonte, a medida deve ser nula, ou seja, a leitura será zero, como se não estivesse medindo nada.
Com a ponta de prova vermelha no terminal dreno e a ponta de prova preta no terminal porta, a medida também deve ser nula, ou seja, também não há nenhuma leitura no multímetro.
Agora, com a ponta de prova vermelha no terminal porta e a ponta de prova preta no terminal fonte vamos ligar o transistor.
Vamos comprovar isso medindo novamente a resistência entre o terminal dreno e o terminal fonte, então a ponta de prova vermelha vai no dreno e a ponta de prova preta vai no source, agora a leitura será alguns zeros e dígitos, mostrando uma leitura de resistência bem baixa.
Colocando a ponta de prova preta no terminal gate e a ponta de prova vermelha no terminal fonte o transistor será desligado.
E assim voltamos a condição inicial de transistor, ou seja, o transistor está desligado.
Qualquer leitura diferente das descritas. o transistor FET está com defeito.
Um vídeo em passo a passo pode ser visualizado clicando nesse link.