Controlador de Carga

Controlador de Carga Para Bateria de 12 Volts Com Entrada de Célula Solar ou Outra Fonte é  mais uma publicação no canal ibytes Brasil, e dessa vez com o esquema de um controlador de carga de baterias.

 

Nesse esquema, o elemento principal é um circuito integrado chamado LM 317, um regulador de tensão.

 

Nessa configuração, vamos usar o regulador e alguns componentes adicionais para fazer um controlador de carga de bateria.

 

Para o circuito proposto, a tensão de entrada deve ser de 15 a 40 volts, a capacidade de corrente é de 1 ampére e meio, o suficiente para controlar a carga de baterias.

 

Esse circuito foi previsto para que a entrada de tensão seja de uma placa solar, mas nada impede que uma fonte com tensão maior do que 15 volts seja instalada em sua entrada.

 

Como é de conhecimento geral, as baterias se estragam quando estão carregadas e continuam recebendo carga.

 

Usando esse circuito para controlar a carga, quando a bateria estiver carregada, a tensão cai para o nível de tensão da bateria, aumentando a durabilidade da bateria.

 

Assim que o circuito é ligado, 15,6 estarão na saída do controlador de carga, em circuito aberto, assim que a bateria for conectada a tensão caí para a tensão da bateria.

Se a bateria estiver bem descarregada a tensão pode cair até uns 10 ou 11 volts, e à medida que a bateria vai recebendo carga a tensão vai subindo, e quando chegar a 13 volts o circuito vai fornecer entre 13.2 e 13.8 volts.

O esquema e a simulação do circuito podem ser acessadas nesse link

Acesse o Canal Ibytes no Youtube