Controlador de Carga

Controlador de Carga Para Bateria de 12 Volts Com Entrada de Célula Solar ou Outra Fonte é  mais uma publicação no canal ibytes Brasil, e dessa vez com o esquema de um controlador de carga de baterias.

 

Nesse esquema, o elemento principal é um circuito integrado chamado LM 317, um regulador de tensão.

 

Nessa configuração, vamos usar o regulador e alguns componentes adicionais para fazer um controlador de carga de bateria.

 

Para o circuito proposto, a tensão de entrada deve ser de 15 a 40 volts, a capacidade de corrente é de 1 ampére e meio, o suficiente para controlar a carga de baterias.

 

Esse circuito foi previsto para que a entrada de tensão seja de uma placa solar, mas nada impede que uma fonte com tensão maior do que 15 volts seja instalada em sua entrada.

 

Como é de conhecimento geral, as baterias se estragam quando estão carregadas e continuam recebendo carga.

 

Usando esse circuito para controlar a carga, quando a bateria estiver carregada, a tensão cai para o nível de tensão da bateria, aumentando a durabilidade da bateria.

 

Assim que o circuito é ligado, 15,6 estarão na saída do controlador de carga, em circuito aberto, assim que a bateria for conectada a tensão caí para a tensão da bateria.

Se a bateria estiver bem descarregada a tensão pode cair até uns 10 ou 11 volts, e à medida que a bateria vai recebendo carga a tensão vai subindo, e quando chegar a 13 volts o circuito vai fornecer entre 13.2 e 13.8 volts.

O esquema e a simulação do circuito podem ser acessadas nesse link

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.