Transistor BUL49D Com Multímetro Digital

Mais um vídeo publicado no Canal Ibytes Brasil, o título é Como Testar Transistor BUL49D Usando Um Multímetro Digital.

 

Você pode fazer a leitura da transcrição do vídeo ou clicar no link acima e assistir no Canal Ibytes Brasil.

 

Os transístores do tipo NPN, para efeitos de testes, se comportam como se dois diodos fossem ligados com seus terminais anodos juntos. 

 

No caso do transistor BUL49D, tem um diodo adicional entre o emissor e o coletor, por isso, um teste adicional deve ser feito para um diagnóstico perfeito.

 

Como eu vou usar um multímetro digital, basta posicionar a chave seletora no símbolo de diodo. 

 

O transistor BUL49D é do tipo NPN e tem o encapsulamento TO-220, lembro que existem transistores BUL49D com outros tipos de encapsulamento.

 

Então, com o transistor virado com a parte das letras para quem olha para o componente, a contagem é feita da esquerda para a direita, e na parte de baixo..

 

Então, o pino 1 é a base, o pino 2 é o coletor e o pino 3 é o emissor.

 

Neste teste vou usar um multímetro digital, então devo dizer que o multímetro digital tem as pontas de prova invertidas em relação ao multímetro analógico.

 

Por isso, além de ter uma leitura dos valores obtidos no display, também é preciso assimilar que as cores das pontas são invertidas.

 

Neste teste, vou testar a junção base-coletor, então a ponta de prova vermelha deve fazer contato elétrico no pino 1 que é a base, e a ponta de prova preta deve fazer contato elétrico no pino 2 que é o coletor.

 

Para um transistor com  a junção em bom estado, o display deve mostrar entre 500 e 700 para uma junção base-coletor boa.

 

Se a leitura for o display mostrando um monte de zeros a junção está em curto, se não marcar nada a junção está aberta.

 

O próximo passo é testar a da junção base-emissor, então a ponta de prova vermelha deve fazer contato elétrico no pino 1 que é a base, e a ponta de prova preta deve fazer contato elétrico no pino 3 que é o emissor.

 

Para um transistor com a junção em bom estado, o display deve mostrar entre 500 e 700 para uma junção base-emissor boa.

 

Se o display mostrar um monte de zeros a junção está em curto, se não marcar nada a junção está aberta.

 

O transistor BUL40D tem um diodo ligado entre o coletor e o emissor, então, o teste de junção deve ser feito no sentido de corrente do diodo e também no sentido inverso.

 

Então vamos testar a junção emissor-coletor, no caso, a junção entre o pino 3 e o pino 2 do transistor.

 

O próximo passo é testar a da junção emissor-coletor, então a ponta de prova vermelha deve fazer contato elétrico no pino 3 que é o emissor, e a ponta de prova preta deve fazer contato elétrico no pino 2 que é o coletor.

 

Para um transistor com a junção emissor-coletor em bom estado, o display deve mostrar entre 500 e 700 para uma junção boa.

 

Se o display mostrar um monte de zeros a junção está em curto, se não marcar nada a junção está aberta.

 

E para finalizar, vamos testar a junção emissor-coletor, então a ponta de prova vermelha deve fazer contato elétrico no pino 2 que é o coletor, e a ponta de prova preta deve fazer contato elétrico no pino 3 que é o emissor.

 

Para um transistor com a junção emissor-coletor em sentido inverso, o display não deve mostrar nada, ou seja, a leitura será 0L.

 

Se o display mostrar um monte de zeros a junção está em curto, se o display mostrar qualquer coisa diferente de leitura zero, a junção está com fuga.

 

Note que testes de sentido inverso podem ser feitos em todas as junções, mas o display só irá mostrar alguma leitura se a respectiva junção estiver com defeito.

 

No caso de defeito, a leitura no sentido direto de corrente já mostra que a junção tem problema.

 

Nesse teste a conclusão é que esse transistor está bom, pois a junção base-coletor está boa, a junção base-emissor também está boa, e as junções coletor-emissor e emissor-coletor não mostram fuga e nem estão em curto, portanto, todas as junções estão boas.

 

Com esse teste você pode economizar pelo menos 15 reais em cada teste, pois esse é o valor médio desse transistor, e reatores e circuitos descartados por aí existem aos montes.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube