Teste de FET Com Analógico

Transistores FET são usados principalmente em chaveamento.

Existem basicamente três formas de testar o funcionamento desse tipo de transistor, com um circuito de teste, com um multímetro digital, ou com um multímetro analógico.

Nesse vídeo mostro como fazer o teste de integridade de transistores FET canal N utilizando um multímetro analógico.

Diferente dos transistores bipolares, o transistor FET não tem Base, coletor e nem emissor.

Os terminais são designados por Dreno, Source e Gate.

Em português, é dreno, fonte e porta, e é assim que serão tratados para melhor entendimento.

O transistor FET se comporta como uma chave, por isso o teste de funcionamento deve ser feito polarizando e despolarizando os terminais.

Com o multímetro analógico, depois de identificar quais são terminais dreno, fonte e porta do transistor em teste, passemos as medidas.

No multímetro, na seção de medir resistência, posicione a chave seletora na escala X1.

Para ter certeza das medidas, vamos resetar o transistor em teste, para isso, coloque em curto os terminais dreno e porta.

A ponta de prova preta deve ser conectada ao terminal dreno, no exemplo aqui estou usando um transistor IRF 540N, então o terminal dreno é o terminal do centro.

Como é um transistor de potência, o terminal dreno é também o terminal onde pode ser instalado um dissipador de calor, para facilitar a visualização vou utilizar essa parte para demonstrar.

O terminal fonte é o terminal da direita, o terminal porta é o terminal da esquerda, tendo como referência que o transistor está virado com o lado das letras para mim.

Então, com a ponta de prova preta no terminal dreno e a ponta de prova vermelha no terminal fonte, a medida deve ser nula, ou seja, o ponteiro não se mexe.

Com a ponta de prova preta no terminal dreno e a ponta de prova vermelha no terminal porta, a medida deve ser nula, ou seja, o ponteiro também não se mexe.

Agora, com a ponta de prova preta no terminal porta e a ponta de prova vermelha no terminal fonte vamos ligar o transistor.

Vamos comprovar isso medindo novamente a resistência entre o terminal dreno e o terminal fonte, então a ponta de prova preta vai no dreno e a ponta de prova vermelha vai no source, agora vai haver uma deflexão do ponteiro até praticamente o final do curso.

Colocando a ponta de prova vermelha no terminal gate e a ponta de prova preta no terminal fonte o transistor será desligado.

E assim voltamos a condição inicial de transistor, ou seja, o transistor está desligado.

Qualquer leitura diferente das descritas. o transistor FET está com defeito.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.