Relê e BC 548 em 12 Volts

Detalhes de como se faz o acionamento de relê em 12 volts utilizando transistor NPN BC548.

Muitas vezes detalhes passam despercebidos em qualquer montagem, e o conhecimento de como é feita a montagem e a identificação dos componentes além de facilitar montagens facilita também o reparo outros equipamentos com funções parecidas.

No vídeo abaixo apresento um passo a passo didático onde até mesmo leigos podem realizar a montagem ou usar o conhecimento para evitar que supostos técnicos apresentem diagnósticos com finalidades de orçamentos fora da realidade.

Comece identificando o relê, não importa de quantos contatos seja o relê, leve em consideração a tensão de alimentação da bobina do relê, respeite a capacidade de corrente dos contatos do relê.

Cada modelo de relê pode ter ter capacidades diferentes, contatos diferentes, mas a função da bobina é sempre através do magnetismo agir de forma mecânica, seja no acionamento ou no desligamento de dispositivos.

No que diz respeito aos relês, devido a serem mecânicos, eles tem uma quantidade de vezes que serão acionados, depois disso podem dar defeito.

Em condições normais, o defeito que pode acontecer é a queima do transistor que energiza a bobina do relê ou os contatos ficarem gastos devido os faiscamentos durante as operações de liga ou desliga de dispositivos elétricos.



Acesse e conheça O Canal Ibytes no Youtube
%d blogueiros gostam disto: