Instrumentos de Medição

Se você gosta de montagens eletrônicas, e quer acompanhar as publicações do canal Ibytesbrasil, acesse esse link e inscreva-se no canal e ative todas as notificações.

Esse texto é sobre instrumentos que todo técnico deve ter, pois não existe técnico em eletrônica sem instrumentos para fazer o monitoramento do andamento das montagens e muito menos para encontrar uma falha em um dispositivo.

Sei que alguns estão cansados de teoria, mas a prática se completa com a teoria, e já no próximo texto vou mostrar que instrumentos de medição são importantes, sem instrumentos de medição não tem como saber o que está acontecendo com determinados circuitos.

Ser técnico sem instrumentos de medição apropriados é como ser pedreiro e ter apenas uma colher de pedreiro e um prumo, esse pedreiro está limitado, sem outras ferramentas, ele não terá condições de realizar outros serviços.

O mesmo acontece com um técnico em eletrônica que só tem um multímetro e um soldador, esse técnico pode ter um grande conhecimento em eletrônica, mas estará limitado a montagens e consertos básicos.

Mas quais instrumentos um bom técnico precisa?

Não é uma resposta fácil, mas não adianta ter um analisador de espectro se não for executar montagens e consertos na área da radiofrequência.

Na área da amplificação de sinais e geradores de sinais de áudio, um osciloscópio é necessário, não tem como ter sucesso nessa área sem um osciloscópio.

Na área da montagem e conserto de equipamentos baseados em radiofrequência, um bom frequencímetro é necessário, dependendo do grau de complexidade das montagens, um analisador de espectro pode ser necessário.

Quem tem um multímetro, tem um medidor de ohms, um medidor de tensão alternada, um medidor de tensão contínua, e um medidor de intensidade de corrente, parece o suficiente, mas não é.

Pois bem, na próxima montagem que vou descrever em passo a passo já será necessário um instrumento de medição e monitoramento, esse equipamento é caro, mas vou apresentar uma alternativa barata que vai suprir a necessidade de todo amante de eletrônica.

Até a próxima publicação.

Acesse e conheça O Canal Ibytes no Youtube