CI NE555 Controlador PWM

Mais um vídeo publicado no canal Ibytes Brasil e nesse esquema que apresento o elemento principal: um circuito integrado NE555 como controlador de largura de pulso, o popular PWM.

 

Nessa configuração esse circuito integrado pode ser usado como controlador de largura de pulsos e assim controlar a velocidade de rotação de um motor de corrente contínua ou a intensidade da luz emitida por uma lâmpada.

 

No esquema existe um potenciômetro com rótulo RV1, é nele que é ajustada a largura dos pulsos que serão aplicados na porta de um transistor FET que é a etapa de potência.

 

A frequência é de aproximadamente 60 hertz com os valores sugeridos, e ao contrário de outros tipos de osciladores, alterando a largura dos pulsos a frequência se mantém praticamente a mesma.

 

Nesse esquema utilizei como exemplo uma lâmpada, mas nada impede que seja usado um transformador e assim com a simples troca da lâmpada por um transformador teremos um inversor.

 

Caso seja usado transformador, cuidado com as caracteristicas do transformador, pois nem todo transformador serve para ser usado como inversosr de tensão.

 

Obviamente que não será um inversosr profissional, mas vai dar uma boa noção de como funciona e como um circuito qualquer pode ser modificado para função diferente, bastando conhecimento e criatividade.

 

Ao invés de uma montagem física dessa vez vou usar um simulador de circuitos, acho até que fica mais fácil de mostrar o funcionamento e mostrar o que realmente acontece com os instrumentos incorporados ao simulador.

 

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.