Inversor com SG3525A

Mais um vídeo disponibilizando com mais um esquema, e dessa vez o esquema é de um inversor de tensão para transformar 12 volts de tensão contínua em tensão alternada de 25 a uns 300 volts, o componente principal é um circuito integrado SG3525.

Segue a transcrição do vídeo:

 

Se você gosta de inversores ou tem interesse em montar um, continue assistindo esse vídeo porque até o final vou falar sobre detalhes importantes na montagem de inversores.

Depois das altas dos preços da energia elétrica a procura por célula solar aumentou, e com isso, aumentou também o interesse por inversores.

 

Então, antes de continuar, alerto para o fato de que mexer com inversores envolve risco de choques, da queima de componentes, e até inutilização de equipamentos de bancada causada por alta tensão.

 

Então, esse tipo de montagem é para quem já tem alguma experiência em montagens e tem ciência dos riscos e dos cuidados que devem ser observados quando vai gerar uma tensão com nível desconhecido.

 

Dito isso, passo a falar das características do circuito, trata-se de um oscilador com saída de onda quadrada e com controle por largura de pulso, ou seja, é um oscilador PWM.

 

A etapa de potência preferi fazer com transistores IGBT, mas FETs de potência funcionam muito bem, não recomendo transistores bipolar porque nos testes achei o rendimento muito ruim.

 

No início do vídeo falei que o componente principal é o circuito integrado SG3525, mas pensando bem, o transformador é que determina a tensão e a corrente de saída.

 

Bem, vamos ao esquema e em seguida ao simulador do circuito, se na simulação funcionar bem, é só partir para a montagem física.

 

Quem acompanha o canal deve ter percebido que em alguns circuitos tenho mostrado funcionando no simulador.

 

Mas acho que esse esquema merece que a montagem física seja mostrada funcionando, então vamos adiante.

 

 

Acesse o Canal Ibytes no Youtube