Analisador de Espectro

Mais uma publicação no Canal Ibytes Brasil e dessa vez com uma dica de uso de um dispositivo e de um software, os dois juntos fazem com boa aproximação o que faz um analisador de espectro.

 

Segue a transcrição do vídeo:

 

Para o canal crescer eu preciso da ajuda de todos vocês, então peço humildemente que ajudem a divulgar esse canal.

 

Eu vejo com frequência gente querendo fazer montagens e até consertar equipamentos, e o que tem de ferramentas é um soldador, um multímetro, algum conhecimento, e algumas vezes, muita vontade de ganhar dinheiro com eletrônica.

 

Na minha opinião que ninguém precisa concordar, eu acho que não existe técnico bom, existe o técnico que tem as ferramentas necessárias para diagnosticar o que acontece nos dispositivos ele conserta ou executa a montagem.

 

Vejo nos fóruns gente a procura de respostas simples, respostas que com o uso de um equipamento de medição ou análise seria imediata.

 

Quem mexe com radiofrequência acha que o aparelho mais importante é um frequencímetro, eu até tenho dois, mas o aparelho mais importante na área de radiofrequência é um analisador de espectro.

 

Com um analisador de espectro eu dispenso totalmente o frequencímetro, mas os valores de um analisador de espectro fazem até os ricos desistirem de comprar um equipamento desses.

 

Quase quarenta mil reais é o valor de um dos modelos que analisa até 4.5 GHz, mas qualquer um pode ter um analisador de espectro de custo baixo e que vai mostrar a frequência de um transmissor e a qualidade da transmissão.

 

Também dá para comprovar se um controle remoto está transmitindo, e até descobrir um subtom de um determinada portadora, enfim, são tantas coisas que podem ser feitas com um analisador de espectro.

 

E ainda dá para escutar transmissões de alguns serviços privados e até decodificar transmissões digitais nas horas que não quiser usar para trabalhar.

 

O analisador de espectro não passa de um receptor de rádio de banda corrida e que mostra a frequência e gráficos na tela, claro, essa é uma forma simplista de definir um equipamento caro e muito útil.

 

O SDR é um receptor de rádio, só que é um rádio definido por software, ou seja, um rádio que é controlado por um programa.

 

Para ter um analisador de espectro barato você vai precisar de um dispositivo SDR, os mais baratos não chegam a 15 dólares e podem analisar até 1.7 GHz, o hackrf one custa em torno de 250 dólares e pode analisar até 6 GHz.

 

A maioria dos softwares para SDR são gratuitos, eu gosto do SDRsharp, também gosto do SDRangel por ter a capacidade de transmitir, desde que esteja usando um dispositivo compatível.

 

Vou mostrar a tela do sdrsharp com um hackrf instalado só para dar uma ideia de como funciona, tenho certeza que quando você tiver um analisador de espectro caseiro, você vai se lembrar de mim.

 

Enfim, essa é uma dica genérica para tornar possível que pessoas possam ter um analisador de espectro a custo acessível e assim poder fazer suas medições e análises de seus circuitos de radiofrequência.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube