Protetor de Subtensão

Publiquei mais um vídeo para o canal ibytes brasil, e dessa vez a montagem é de utilidade na bancada, e também para circuitos que não podem ou não devem funcionar quando a tensão baixar a partir de um certo nível.

 

O circuito proposto é um protetor contra subtensão, e com os componentes utilizados na montagem, quando a tensão chegar a 8,5 volts, o relé corta a alimentação do circuito alimentado.

 

Na montagem, para monitorar a ação do circuito, foi usado um LED, mas qualquer circuito cuja corrente seja suportada pelo relé pode ser protegido por esse circuito.

 

Uma observação a ser feita é que o circuito não só corta a alimentação do dispositivo alimentado quando a tensão cair para 8,5 volts, se a tensão voltar, o circuito não irá ligar, será necessário um toque na chave de pressão.

 

Assim é evitado aquele liga e desliga até que o aparelho seja danificado por ficar ligando e desligando com alimentação inadequada.

 

Nesse passo a passo da montagem, o primeiro transistor soldado é um BC 558, e o emissor dele é ligado ao positivo da alimentação, a base dele é o terminal central, isso com o transistor virado com a parte chanfrada para mim.

 

O coletor é ligado ao diodo zener, o próximo passo é soldar a chave de pressão tipo push do tipo normalmente aberta, essa chave vai servir para ligar a alimentação através de um toque.

 

O próximo passo é soldar o diodo Zener, o diodo Zener é o diodo de referência, na montagem foi usado um diodo de 8 volts, mas diodos de outras tensões podem ser usados.

 

Sempre levando em conta que o circuito vai desligar em torno de 0,7 volts maior do que a tensão do diodo zener.

 

E o circuito só vai ligar novamente apenas se a chave de pressão foi pressionada, e se a tensão de alimentação estiver dois volts acima da tensão do diodo.

 

São duas as condições para o circuito ligar depois da tensão ter caído ou a alimentação ter sido desligada: pressionar a chave e ter tensão dois volts maior do diodo zener usado como referência.

 

Para ver o passo a passo da montagem em vídeo, acesse o Youtube e procura por Protetor Para Sub Tensão – Desliga com Tensão Baixa e Só Liga se For Dado Toque Na Chave ou clique nesse link

 

O esquema do controlador de subtensção e detalhes podem ser acessados nesse link

Acesse o Canal Ibytes no Youtube