Teste Triac BTA41

Nova publicação no Canal Ibytes Brasil: Teste de Funcionamento TRIAC BTA41 Com Multímetro Digital e Com Multímetro Analógico

Segue transcrição do vídeo, se ao invés de ler o texto quiser assistir o vídeo é só clicar AQUI.

Um componente faz parte do dia a dia de um técnico qualquer técnico

Mas tem que ser técnico e eu digo isso porque

Nos tempos que eu tinha oficina de eletrônica era comum aparecer técnicos pedindo para que eu testasse componentes para eles quer dizer ela é melhor trazer o componente para me testar para ver se estava bom ou não e ele levaria de volta ou compraria um novo ele consertaria o equipamento

Logo vieram trocadores de placas tanto na área da informática quanto na área da eletrônica e hoje em dia se conserta muito ainda mas não na mesma quantidade que se consertava antigamente não não fica não fica zangado porque eu tô demorando para entrar no conteúdo Mas é porque tudo tem um sentido

Hoje a gente vai testar vou mostrar como fazer o teste de um e aqui é um controlador de potência para 110 220 e muito dispositivo não é só chuveiro não hein é muito dispositivo aí que usa esse componente eu vou usar o multímetro digital e o analógico esse aqui é só a metade de multímetro que a bateria dele já tá bem ruim.

Então vamos lá gente sejam bem-vindos ao canal Ibytes Brasil meu nome é Pedro e eu tenho certeza que se você aguardou até aqui porque você tem interesse em saber como testar esse componente.

Então vamos lá, então não dá para ver ele inicialmente eu vou fazer aqui o ensaio aqui com o multímetro digital meu de bancada aqui que eu uso diariamente é um Minipa Dispensa comentários sobre a qualidade né eu vou colocar na sessão de Ramos porque a gente vai medir resistência o Ranger aqui eu poderia regular aí para cá mas eu vou deixar aqui em mega e vou fazer um teste inicial para testar a condutividade.

Vamos ver aqui como é que tá então ok não tem outros ajustes para fazer e agora eu vou colocar ele por aqui para facilitar a leitura aqui e também a visão do então o triac tem três terminais tem alguns modelos que pode ser ligeiramente diferente mas a função dele é sempre a mesma é controlar geralmente altas potências então para o caso né para o caso do bta 41 este terminal aqui é o terminal ano do 1 este terminal aqui é o terminal ano do 2 e este terminal aqui é a porta ou Gate como quiser

É vamos falar em porta porque a gente está no Brasil e a gente tem que falar na linguagem portuguesa então porta no 2 A novo um OK e aqui a carcaça o que que é qual seria que é num transistor de potência normal a carcaça é o mesmo que coletor então a gente vai fazer um teste aqui de condutividade

Vamos experimentar aqui mais uma vez OK tá funcionando aqui 0 de resistência Então vamos ver se pela lógica dos transistores de potência aqui devia ter condutividade mas curiosamente não tem Ok então este esta carcaça aqui é esse suporte para colocar o radiador de calor não tem contato com o anodo 2.

Agora a gente vai ver se tem contato com o anodo um também não tem isso aqui não foi um teste de funcionamento Esse aqui foi um teste para a gente verificar se colocar um fio aqui o Terra no caso do chuveiros é colocado aqui porque não tem ligação direta com a etapa ou a passagem de alta corrente Ok

Então o aterramento para circuitos que usam direto diretamente a corrente alternada é a carcaça então terra e os outros terminais de controle do lado de cá então voltando aqui a nodo 1 a 92 e porta então imaginando que a isso aqui é uma chave uma chave de controle de corrente alternada que é controlada por essa porta esses dois terminais aqui são terminais polos da chave então com a chave aberta que é o caso da condição do bta 41 sem funcionar

Tem que segurar aqui o componente senão ele foge é assim mesmo então eu tenho aqui ó ponta de prova preta no ano novo um ponta de prova vermelha no ano do 2 não conduz a resistência muito alta qualquer se eu for medir a porta aqui vai marcar alguma coisa mas essa medida não serve para nada eu vou inverter aqui a ponta de prova.

Vou passar o vermelho para o Ano Novo um e o preto para o ano do 2 a resistência também é muito alta não diria que é infinito é muito alta e não adianta medir a porta como a gente já mediu a condutividade do anodo 2 para o Terra e também do anodo um para dar o chamado terra que não é terra né.

Mas no circuitos onde é feito o dissipadores de calor essa posição aqui aqui onde é a chamada carcaça é colocado o fio terra tá bom como o multímetro digital a medida era essa a princípio o triac está funcionando mas com o multímetro digital não tem como ter certeza Isso é uma desvantagem entre multímetro digital e multímetro analógico é por isso que eu gosto do multímetro analógico analógico muitas meninas o multímetro analógico ainda é melhor e com multímetro analógico

Vocês que já conhece o multímetro né tá aqui ó multiplicado por uma sessão de de medida de Ramos eu vou te dar um pouco ele daqui porque eu preciso de um pouquinho de espaço aqui para mostrar inicialmente eu deveria fazer esse teste aqui ó ou esse ajuste colocar as pontas de prova verificar se estão conduzindo e fazer o ajuste aqui para chegar o ponteiro aqui no final mas a bateria interna dele tá muito gasto tá muito velha e eu não tive tempo tive tempo tempo e trocar mas vai dar para fazer o nosso teste aqui.

Então com a ponta de prova preta eu coloco para fazer contato com o anudo 1 e a ponta de prova vermelha para fazer contato com a nodo 2 a resistência deve ser muito alta praticamente infinita

Para não quebrar aqui a sequência e para deixar claro um negócio que muita gente não sabe este terminal aqui a carcaça não tem contato nem com a nodo 2 e nem com anodo dois ok .

Então fica aí o toque por isso que esse terminal aqui no chuveiro é usado como contato para o fio terra e nas ligações de diversas situações também é colocada dissipador de calor e ligado o fio terra neste terminal aqui porque nesses dois aqui é a linha de alta corrente.

Bom a gente viu que do ano novo um para o ano do dois não conduz agora vou tocar a posição das pontas de prova e vou fazer o teste do condutividade da mesma forma que eu fiz antes só com as pontas de prova invertidas então ponta de prova vermelha eu sou obrigado a colocar o dedo na frente tá ponta de prova vermelha no ânodo um ponta de prova vermelha no anodo 2 A condutividade deve ser super alta.

Mas eu ainda não sei se a porta está funcionando ou não ou seja se está disparando ou não então eu preciso polarizar mesmo que seja momentaneamente a porta com a mesma polaridade que

É a saída do triac por isso que quando eu quero polarizar com alguma coisa Que Alguma atenção alguma forma que tenha a mesma polaridade apesar de ser geralmente corrente alternada mas as ondas aqui e aqui não pode estar na mesma fase por isso se coloca no terminal ano do 2.

A polarização você pega dali mas aqui a gente vai fazer o teste de porta para saber se a porta tá funcionando ou não isso é simples é só fazer isso aqui ó a medida que eu popularizar a porta o ponteiro deve vir até aqui na metade e ficar até eu tirar a condutividade entre o valor do um e o valor do 2 mas eu tenho que posso e preciso tirar a polaridade a polarização da porta.

Vamos lá então vamos ver se eu consigo fazer isso aqui geralmente dá problema na hora da medição porque a gente mexe com a o terminal ali e desfaz o contato mas tá aí se eu der outro toque vai desligar ou não ok de novo.

Então essa condição aqui diz que todos os três terminais do triac que no caso aqui é um bta 41 tá funcionando essas medidas são para esse tipo de componente outros de artes com outras capacidades mesmo que os terminais sejam os mesmos na mesma configuração pode ser diferente.

Por isso que a gente tá fazendo a unitário aqui bta 41 teste de funcionamento.

Está ok bom se você gostou aprendeu alguma coisa quiser deixar um like e quiser fazer algum comentário o campo aí embaixo é todo seu até a próxima publicação.

Se quiser assistir o vídeo é só clicar AQUI.

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