As Variações em Silk

Podem existir variações quando existir algum erro ao puxar o filme, pois a imagem é impressa por meio de linhas, filetes ou superfícies contínuas, mas em condições normais, tem forma perfeitamente definida, sem meios tons ou sombreados.

O desenho é formado por contrastes preto e branco, e é obtido por meio de fotografia, diretamente, é basicamente um xerox em preto e branco.

Benday é um conjunto de elementos definidos com pontos, linhas e traços que apresentam uma distribuição regular na superfície aplicada, dando a sensação de uma textura uniforme.

Consegue-se vários efeitos que criam a sensação de tons mais claros ou mais escuros, dependendo do tamanho dos elementos.

Reticulado é o meio pelo qual se torna possível uma foto ou um motivo (desenho com meios tons, também pode ser utilizado para a obtenção de diferentes efeitos.

Consiste na colocação de uma película especial, que cria uma barreira à ação da luz, durante a fotografia, para a obtenção do fotolito e divide a imagem em pequenos fragmentos chamados de pontos.

Nessa variação o desenho possui áreas mais claras, a luz será refletida com maior intensidade, vencendo o sombreado da retícula.

Nas áreas mais escuras, a luz será com maior intensidade e conforme a luminosidade do original podemos reproduzir as imagens em meio tom, com um processo que imprime áreas definidas.

Após a obtenção do negativo, tiramos um contato (cópia), para invertemos a imagem e chegarmos ao positivo.

A utilização da retícula é feita pelo processo de fotografia e o material que proporciona o reticulado é colocado em contato com o filme virgem, pela parte da frente, na hora da fotografia, de forma que a luz passe por ela, antes de atingir o filme.

Combinado é o fotolito que foi preparado com uma combinação das diferentes características dos fotolitos.
O fotolito reticulado ou benday pode variar quanto à lineatura, que é a indicação de quantas linhas de pontos o fotolito apresenta.

Uma lineatura de 54 linhas, significa que essa retícula ou benday, possui 54 pontos por cm linear.

Quanto maior o número de linhas, mas pontos por cm e, conseqüentemente, menor o tamanho do ponto.

Quanto menor a lineatura, maior o número do ponto, por isso, na encomendar um fotolito, é necessário indicar a lineatura desejada.

A quadricromia é um sistema de impressão para a reprodução de qualquer original colorido.

Fazendo a decomposição da imagem em quatro cores básicas, por meio de fotomecânica.

Esse processo é fundamentado na teoria das cores, onde é possível reproduzir qualquer cor, utilizando o amarelo, o cyan (azul), o magenta (vermelho) e o preto, fazendo combinações de cores em proporções diferentes.

Por meio da fotomecanica, com a utilização de filtros especiais, o original é fotografado 4 vezes, uma foto para cada cor, e depois essas fotos filtragens são reticuladas.

Para cada cor teremos um fotolito, que, se impressos com tintas adequadas, apresentam o visual do original, pois a sobreposição das retículas de diferentes tamanhos, com diferentes cores, fará o efeito visual da mistura de cores.
Os fotolitos para a obtenção de quadricromia, são feitos de maneira convencional.

Com o auxílio da eletrônica e da informática, essa separação de cores de um original colorido, pode ser feita por laser ou scanner.

O processo consiste na leitura ótica do original e a reticulagem direta sobre o filme virgem.

Esse processo além de ser mais preciso e mais barato, permite muita agilidade na seleção de cores.

Cuidados especiais:

A retícula, ou a parte fosca do filme, deve estar em contato com a emulsão fotográfica, durante a gravação da tela, para que não haja problemas de definição dos traços na impressão.

Para isso o desenho deve estar com o seu lado legível no lado que vai entrar em contato com a matriz, ou seja, no lado da emulsão.

Este detalhe também deve ser mencionado quando mandamos fazer um fotolito em estúdios especializados, pois normalmente o fotolito é feito com a parte fosca do lado ilegível, isso é comum em off-set, o que poderia causar problemas de definição na impressão serigráfica, principalmente quando forem impressos traços muito finos ou reticulados.

Outro cuidado a ser tomado é com a lineatura de reticulados para a impressão serigráfica.

Dependendo da malha a ser usada na matriz serigrafia, os detalhes finos perdem a sua definição, chegando mesmo a não se revelar, apesar do fotolito, tecnicamente, ter sido bem feito.

Fica a informação da necessidade de se usar uma lineatura menor, isto é, pontos maiores dependendo da abertura da malha da tela.

Todo diapositivo (fotolito) deve ter suas partes pretas totalmente opacas e suas partes transparentes totalmente transparentes, somente assim a exposição à luz cumprirá totalmente o seu papel na gravação da matriz.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.