Molduras ou Quadros


Os quadros ou molduras podem ser feitos de madeira ou alumínio, a função da moldura é sustentar e manter esticado o nylon.

Quando são utilizadas molduras de madeira, a fixação da tela pode ser feita preferencialmente com grampos de estofaria, usando um grampeador para isto, mas na falta dos grampos e grampeador, a fixação da tela pode ser feita usando tachinhas (percevejos) ou até mesmo usando pregos de sapateiro ou parecidos.

A madeira utilizada na montagem da moldura deve ser bem seca e um pouco macia, de preferência de pinho ou cedro, a moldura pode ser feita até com pedaços de sarrafos de 2 x 2 cm, mais adiante será descrito em detalhes os passos para a confecção do quadro ou moldura.

Caso não saiba como fazer uma moldura por não ter pedaços de madeira, peça a um marceneiro que faça para você, quando pedir ao marceneiro para fazer a moldura, não esqueça de informar a ele o tamanho da moldura (quadro) que você deseja, os sarrafos utilizados na montagem da moldura devem ser de 2 x 2 cm, mas se a moldura for maior do que 50 x 50, os sarrafos podem ser mais reforçados, aí o marceneiro pode sugerir a partir dos restolhos que ele possuir.

Um marceneiro, irá cobrar em média R$ 1.00 a R$ 2.00 por quadro, dependendo do tamanho, já que ele vai utilizar restos de madeira para isso, além disso, você poderá fazer uma boa parceria com ele, estampando algo produzido por ele.