Princípios da Serigrafia


O princípio básico do silkscreen é a impressão de imagens ou letras em uma superfície através e uma tela, e a tela é chamada de matriz.

Chamar o processo de silkscreen ou serigrafia, não faz diferença, pois é a mesma coisa, os dois termos são utilizados em vários locais, o que existe de alerta é que todo tipo de trabalho só se torna perfeito depois de muita prática, nos textos disponibilizados não tem como transferir a prática, por isso transfiro o conhecimento de todo o equipamento e dos materiais.

Os trabalhos que podem ser feitos com impressão pelo método serigráfico são muitos, podem ser desde a estamparia de tecidos até sinalização de placas de rua.

São vários os motivos para a popularidade do silkscreen, o acesso por qualquer pessoa e a facilidade tornam as coisas menos complicadas, até porque, não são exigidas máquinas, os equipamentos utilizados podem ser fabricado pelo próprio interessado e mesmo assim podem ser feitos trabalhos de alta qualidade com baixo custo.

É comum as agências de publicidade utilizarem a serigrafia nos matériais promocionais, folhetos, cartazes, imãs, adesivos, camisetas, enfim, o que a imaginação puder criar é possível fazer.

Com tantas variedades de trabalho para um mercado consumidor enorme como é o mercado brasileiro é bem simples perceber a importância deste processo, obviamente que a indústria colaborou desenvolvendo tintas e solventes para cada tipo de material, que por sinal não são poucos.