Sensibilizar a Emulsão


As emulsões podem ser sensibilizadas com bicromatos ou diazo.

Os bicromatos podem ser sódio, potássio e amônia, destes, o mais usado é o de sódio.

A mistura à emulsão deve ser na proporção de 9 partes de emulsão para 1 parte de sensibilizante.

Deve ser usado um copo graduado para medir corretamente as partes que serão misturadas.

Na hora da mistura, deve-se ter um cuidado todo especial, que é não fazer movimentos rápidos para evitar criar bolhas na emulsão, o que irá causar olhos-de-peixe ao revelar a tela.

O correto é fazer movimentos lentos em forma de oito, até a mistura ficar bem homogênea, depois deixar repousar por pelo menos 20 minutos antes de usar para emulsionar a tela.

O diazo possui excelente resistência ao tempo e pode ser armazenado por períodos mais longos que os bicromatos e também apresenta alto grau de definição de traços finos.

Em contra partida o diazo necessita de mais tempo de exposição e sua gravação é feita com radiações luminosas ricas em raios ultravioletas.

OBS.: A proporção da mistura do foto sensibilizante na emulsão foi indicada para ser em 9 partes de emulsão para 1 parte de sensibilizante, isto é seguido pelos serígrafos, mas é sempre recomendável ler as instruções do fabricante, tanto da emulsão fotográfica quanto do foto sensibilizante, pois podem existir variações, neste caso, devem ser de acordo com as indicações do fabricante.