Confecção de Matrizes

Uma das etapas da confecção de matrizes é a aplicação de uma emulsão fotossensível na tela, esta etapa é chamada de processo direto.

O princípio básico do processo direto é fundamentado na mistura de sensibilizante na emulsão, depois da mistura, e emulsão fica sensível a ação da luz, possibilitando a gravação de um diapositivo*, pois a emulsão fica sensível à ação da luz.

*arte final em preto e branco

O processo é simples, as áreas que são expostas à luz sofrem uma reação química ficando insolúveis.
Mas as áreas que não sofrem ação da luz, ficam protegidas pelos traços do diapositivo, ficando solúveis, e são removidas na hora da revelação da tela.

A confecção de matrizes, no decorrer do processo é a etapa de maior importância, pois ela determinará a qualidade final do trabalho final a ser realizado durante a impressão.

Antes da gravação da matriz e após a mesma estar esticada, convém seguir certas etapas de preparação.

Certamente você pode estar querendo perguntar qual a razão de se preparar a malha antes de aplicar a emulsão.

A resposta é simples, as malhas recebem diversos tipos de tratamento químico durante sua fabricação e podem vir de fábrica impregnadas com algum tipo de produto.

Além disso, durante a estocagem é praticamente impossível evitar a poeira que se acumula entre os fios.

O manuseio da malha acaba por contaminá-la com a gordura proveniente das mãos dos operadores e dos esticadores.

A aderência da emulsão na malha é prejudicada pela presença de detritos, por isso é preciso verificar a malha na qual vai ser aplicada a emulsão.

Comece verificando a presença de poeira e gordura, a gordura e a poeira diminuem o tempo de vida da matriz.

Os olhos-de-peixe e outras manchas também têm origem no mau desengraxe da tela, também são problemas.

As partículas da poeira que se soltam na revelação geram furos que precisam ser retocados e as que não se soltam durante a revelação, podem soltar depois, durante a impressão.

Na limpeza das malhas não devem ser usados álcool ou solventes porque estes produtos não retiram a poeira, apenas espalham a gordura de um lado para outro, sem remove-la.

Embora os detergentes e os sabões sejam mais eficientes do que o álcool, também não são indicados, pois deixam a superfície da malha muito alcalina, o que não é nada bom para a aderência da emulsão, já que a alcalinidade propicia o desagregamento das moléculas.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.