Ibytes Web Site

Serigrafia na Eletrônica

Na eletrônica, a técnica de impressão em silk-screen foi e ainda é usada em larga escala, apesar de todos os avanços, e não, não é para pintar os componentes eletrônicos como um engraçadinho me escreveu dia desses.

Pela falta de conhecimento no ramo e por não conseguir sequer criar uma tela, existem aqueles que desistem e ainda tentam impor aos outros como se aquilo que não conseguem fazer outros também não teriam a capacidade de fazer.

Existem aqueles que pensam que numa PCB são pintadas as trilhas de cobre na placa, e que é esse o processo para podermos utilizar as trilhas das placas PCB.

As PCBs virgens vem com uma camada de cobre espalhada sobre sobre a superfície de fenolite, essa camada pode ser de várias espessuras, o comum é uma onça (mais ou menos 1 mícron) e nós pintamos as trilhas que queremos que fiquem na placa e a corrosão é utilizada para descartar a parte que não faz parte das trilhas que desejamos.

A serigrafia é uma técnica de impressão, imprime sobre qualquer superfície, é claro que iniciantes tem um pouco mais de dificuldade, a rapidez e a qualidade do trabalho final vem com a experiência.

Na eletrônica, a impressão em silk-screen requer a montagem de um quadro para fixar a matriz, e a matriz, ser gravada com o layout da futura PCB, e é nesse momento que se escolhe o tipo de malha, o tipo de emulsão e com base no tipo de tinta que será usado na impressão do layout.

Sendo o objetivo de placas de circuito impresso, a emulsão fotográfica deve ser com base em solvente, pois é mais dura e é resistente a tintas com base em solvente, não que emulsão baseada em água não dê certo, mas se usar uma tinta com base em solvente a tela se deteriora muito rápido.

Tintas acrílicas servem para placas de circuito impresso, porém a tinta recomendada é a tinta PU base solvente, tipo da malha para impressão de placas em PCB pode ser malha de nylon com 80 a 120 fios.

Malha muito fina a tinta não passa e malha muito grossa borra muito.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.