Com tantas variedades de trabalho para um mercado consumidor enorme como é o mercado brasileiro é bem simples perceber a importância do processo de impressão pelo método da serigrafia.
Acessível para pessoas de baixa renda e com pouca instrução, a serigrafia pode ser utilizada como suplemento de renda ou como fonte de renda principal, claro que depende do empenho de cada um e da prática.
Os materiais utilizados, conforme já escrevi em outros links, podem ser fabricados pelo próprio interessado.
O rodo impressor é utilizado para aplicar a tinta no objeto a ser impresso, consiste num pedaço de borracha, um pedaço de madeira e cola para madeira.
O quadro de madeira é o componente básico da estrutura da tela, geralmente são usados sarrafos de 2x2cm provenientes de restos de madeira, o cedro e o pinho são leves e fáceis de manusear, por isso são preferidos.
O nylon ou o poliéster são os tecidos utilizados para confeccionar as telas, sãos os preferidos devido a resistência aos abrasivos e aos materiais químicos.
A emulsão e o sensibilizante são os dois tipos de componente que devem ser misturados nas proporções corretas, estes dois produtos fazem parte da gravação da tela.
A matriz ou tela é o composto final para ser possível executar a impressão.
Grampeador ou tachinhas são utilizados para fixar o nylon ou o poliéster ao quadro de madeira.
Como pode ser observado, não foi citada nenhuma máquina ou material caro, obviamente que alguns acessórios são necessários para executar a aplicação da tinta no material que irá receber a impressão, mas isso é assunto para outro link.