Ibytes Web Site

dB e a Ponderação “A”

Já escrevi alguns textos sobre acústica e áudio e se você acompanhou pelo menos alguns desses textos já deve ter deduzido que o dB não é linear, isto significa que os valores medidos são tomados como valores válidos sem sofrer qualquer alteração.

Se o valor da pressão do som medido for de forma linear terá pouco valor em termos de audição humana, pois o ouvido se comporta de maneira diferente para o nível de pressão mesmo em diferentes frequências.

Vamos imaginar um som linear em toda a faixa de frequências de 20 Hz a 20 kHz e temos em toda a faixa de um nível de 30 dB, se os nossos ouvidos fossem lineares ouvíriamos a mesma coisa, ou melhor, com o mesmo nível, poderíamos ouvir as frequências mais baixas, médias e agudas.

Mas isto não é a realidade, pois o ouvido humano é menos sensível a frequências mais baixas, é mais sensível para as frequências médias e um pouco menos sensível para as frequências agudas, isso significa que ouve as frequências agudas com menor intensidade do que as frequências médias.

Como precisamos encontrar uma maneira de ajustar os níveis de dB é medido com a percepção de que é o mesmo para cada freqüência.

Então o resultado é obtido através da ponderação da tabela ponderação medido em dB e dá especificações mesa e é chamado de “A”.

Em outro texto disponibilizo a tabela de ponderação.

Acesse e conheça O Canal Ibytes no Youtube
Acesse o Canal Ibytes no Youtube